Não raramente alguém importante (ou não) no meio da moda anuncia a morte da alta-costura. Porém, é justamente na alta-costura que os sonhos mais loucos dos estilistas podem se transformar em peças de arte em três dimensões. Alta-costura é isso mesmo: arte, espetáculo, drama!
—
O termo alta-costura foi originalmente aplicado ao trabalho da maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu no ano de 1858, no nº 7 da Rue de la Paix, em Paris, o primeiro desfile de moda de que se tem conhecimento. Mas o termo também é usado para a produção dos grandes costureiros, não importando se o trabalho é desenvolvido em Paris ou nas demais capitais da moda, como Milão, Tóquio, Nova York, Roma e Londres.
Apesar de todo estilista criar vestidos longos ou de festa, existem apenas algumas maisons de alta-costura oficiais integrantes da Chambre Syndicale de la Haute Couture – Paris ou Câmara Sindical da Alta Costura, do Ministério da Indústria, que estabelece e rege a lista desde 1868. Segundo a última lista disponibilizada, as seguintes casas fazem parte da Câmara (entre membros aderentes, como Dior, membros de outros países que executam a alta costura, como Valentino, e membros convidados, como o brasileiro Gustavo Lins):
. Adeline André (desde 1981)
. Alexandre Vauthier
. Alexis Mabille
. Atelier Gustavo Lins
. Bouchra Jarrar
. Chanel (desde 1909)
. Christian Dior (desde 1946)
. Christophe Josse
. Giorgio Armani Privé
. Elie Saab
. Franck Sorbier (1991)
. Givenchy (desde 1952)
. Jean-Paul Gaultier (1977)
. Julien Fournié
. Maison Rabih Kayrouz
. Maurizio Galante (desde 2007)
. Maxime Simoens
. On aura tout vu
. Stéphane Rolland
. Valentino
—
—
Os desfiles de alta-costura encantam a cada detalhe. Ousadia e tradição convivem perfeitamente em forma de linhas, caimento e volume saídos da cabeça dos mais mirabolantes artistas que inspiram o mundo (não só) da moda há mais de 150 anos. Para manter o espírito artesanal e exclusivo, as maisons precisam seguir algumas regras:
. Fazer roupas sob medida para clientes, com pelo menos uma prova;
. Ter um ateliê sediado em Paris que empregue pelo menos 15 pessoas em período integral;
. A cada estação (ou seja, duas vezes por ano) apresentar uma coleção para a imprensa francesa, composta de pelo menos 35 looks, com roupas para o dia e para a noite.
. Os modelos são artesanais, ou seja, construídos totalmente à mão.
. O endereço da maison deve estar entre as três avenidas mais importantes de Paris: Champs Elysées, Montaigne e Georges V.
. A casa deve ter pelo menos cinco andares e concentrar ali um espaço para desfiles.
. As clientes podem encomendar peças sob medida.
—
Haute Made in Brazil
Costureiro de Minas Gerais, Gustavo Lins já trabalhou para as marcas John Galliano e Jean-Paul Gaultier Couture. Seu estilo é caracterizado pela ousadia e luxo das peças. Além da coleção de alta costura, o Ateliê Gustavo Lins possui também uma linha de prêt-a-porter.
O Curioso Mundo da Alta Costura
A alta costura movimenta a engrenagem do mundo da moda. Traz frescor e inspiração. Durante a crise mundial de 2008, o mundo da moda como um todo sofreu; a alta costura, sofreu mais ainda.
Para saber um pouco mais, confira alguns fatos curiosos:
. Fala-se que apenas 800 mulheres no mundo possuíram criações de alta-costura. Neste limitado número, estariam inclusas as brasileiras Elisa Moreira Salles (38 vestidos), Carmen Mayrink Veiga (412 vestidos), SIlvia Amélia Marcondes Ferraz de Waldner (Sem registro) e Beth Lagardère (264 vestidos).
. A alta costura emprega cerca 4.500 pessoas (das quais cerca de 2.200 operárias nos ateliês); elas eram 35.000 antes da Segunda Guerra Mundial.
. Nas aulas das faculdades de moda, circula a informação de que a alta costura seria mantida por mulheres árabes. Porém, não existe comprovação oficial desse dado.
. Um vestido de alta-costura custa entre R$ 15 mil e R$ 80 mil, dependendo do modelo, do material e do tipo de acabamento.
. Para sobrevivência das maisons, linhas de cosméticos, perfumes, acessórios e peças prêt-a-porter são lançadas. É uma maneira mais “barata” de possuir algum item da marca.
. A alta-costura foi alvo de disputas durante a Segunda Guerra Mundial. A instituição era rentável e estava nos planos de Hitler e Mussolini mudar a capital da moda de Paris para uma sede alemã em Berlim ou Viena, arrematando a fama e os lucros da moda francesa. Porém, os estilistas não cederam às vontades de Hitler. Leis foram criadas após o fim da guerra, em 1945, para assegurar a permanência da alta costura.
- Despedida: Até logo! - 17 de dezembro de 2012
- Aniversário: uma joia Claudio Quinderé de presente pra você! - 30 de novembro de 2012
- Solidariedade: Carmen Steffens promove bazar no IPrede - 29 de novembro de 2012
Muito bom esse post, Belle.
Rico de informações e muito bem escrito.
Não queria mesmo um vestido desses! haiha
Belle, adorei a abordagem. A gente sempre tem uma visão equivocada de alta costura. O negócio é elitizado mesmo. Melhor só admirar, mesmo.