O que “toda menina baiana” deseja no final de ano é estar em Salvador. Pelo menos é isso o que eu desejo, principalmente porque assim posso matar a saudade da minha família. Como sempre faço em toda viagem a minha terra natal, vou dividir um apanhado de lugares legais para deixar vocês morrendo de vontade de visitar essa cidade linda.
Ah! Antes de começar a ler o post “de veras”, preparei um setlist, que será o casamento perfeito para todas as dicas de hoje. Aperte o play e confira a seleção:
Museus:
Uma das coisas legais de SSA é que ela tem uma infinidade de museus. Pesquisei vários antes de ir pra lá, é uma coisa que eu curto e aqui em Fortaleza não temos muitas opções. Minha primeira parada foi no Palacete das Artes. O lugar é simplesmente incrível e tem entrada gratuita. Para falar a verdade, a casa é a principal obra de arte, apesar das esculturas do Rodin no jardim. A arquitetura, os pisos, vitrais, arabescos e pinturas de paredes formam um conjunto maravilhoso que te leva a imaginar a vida o que teria acontecido ali em 1912, ano de finalização da construção do lugar.
Bem perto dali, encontramos o museu Carlos Costa Pinto. Esse sim tem um acervo maravilhoso! Você volta no tempo com os móveis, pinturas e jóias da família que viveu no grande casarão. Lá você também consegue aproveitar um café superagradável que fica no fundo da casa. Eu provei o bolo de chocolate, só de lembrar dele estou ficando com água na boca! 😉
Outro lugar que adorei foi o MAM, que ficar no famoso Solar do Unhão. Não consegui entrar no casarão, onde ficam as principais obras de arte, pois estava em reforma, mas as outras áreas do local, como a igreja e o restaurante Solar e a vista incrível do estacionamento (sim! do estacionamento) valeram a visita.
Comidinhas:
Adivinha quais foram os primeiros pratos que comi assim que saí do avião? Acarajé e moqueca! Sim, bem levinho! 😉 Do aeroporto fui direto para o Ki-mukeka, um restaurante que é bem turístico, mas a comida é ótima.
Outro lugar que eu amei foi o Lafayette, na Bahia Marina. Além de ter uma vista linda, é de lá a melhor bruschetta que comi na vida e os outros pratos também estavam bem gostosos. Isso sem falar do atendimento incrível. Eu também fui no Soho de lá que fica no mesmo lugar. A comida estava ok, mas o atendimento foi péssimo.
Um lugar que eu não deixo de ir nunca é a Sorveteria da Ribeira. Eu simplesmente sou v-i-c-i-a-d-a no sorvete de doce de leite de lá! Isso sem falar que o bairro tem aquele clima gostoso de Bahia, é um dos lugares que mais me lembra os cenários dos livros de Jorge Amado.
Praias:
Por fim, as famosas praias da Bahia. Pra ser sincera eu não sou muito fã de tomar banho no mar de lá, sempre tem muita alga. Mas mesmo que você seja como eu, vale visitar Piatã e Itapuã. Diferente daqui, as águas são sempre bem azuis e com as formações rochosas dão um toque diferente a beira mar.
Além de ficar relaxando na areia, a cidade tem vários pontos legais onde você pode conferir o pôr do sol. Um deles é a ponta de Humaitá, em Montserrat. Várias pessoas se juntam ali para curtir o finalzinho da tarde com uma vista maravilhosa!
Ah! Não posso deixar de agradecer ao meu pai lindo, que foi o meu companheiro para bater perna em todos esses lugares, e olha que eu nem contei sobre outros lugares que fomos :D!
Espero que vocês tenham curtido as dicas. Próxima visita a minha cidade, espero que seja logo, vou procurar mais coisas para dividir com vocês! ;D
- As mudanças de 2015 - 25 de janeiro de 2016
- Look do dia: de bike ao trabalho - 18 de janeiro de 2016
- Alimentação: conhecendo a Levíssima - 16 de dezembro de 2015
Adorei o texto e os registros amiga.
Deu para sentir a delícia que foi a sua viagem!
beijo <3
Obrigada, amiga!! Saudade de você!! haha!
Beijos!