Eu tenho um hobby que pouca gente sabe: ler biografias. E, no mesmo patamar de amor, estão os documentários de artistas e bandas. Por isso, selecionei alguns que eu já vi e outros que serão lançados em breve!
Cássia Eller
Ontem eu estava caindo de sono, mas não consegui parar de assistir o da Cássia Eller, no GNT.
Porque assistir: Ele mostra a artista em sua intimidade, contando toda sua história, desde o início da carreira até a sua morte. A edição é linda e ele é bastante emocionante! O documentário será reprisado no dia 31 de maio.
Rolling Stones – Shine a Light
O que pode resultar quando se junta Rolling Stones e Martin Scorsese? Música boa e superprodução, só pode!
Porque assistir: Shine a Light é o tipo do documentário que faz você gostar ainda mais de Rolling Stones. Além das histórias que só um integrante da banda poderiam ter vivido, tem também um show exclusivo, também dirigido por Scorsese.
Pearl Jam – Twenty
Na minha opinião, é um dos melhores. E não é só porque tem overdose de Eddie Vedder 😉
Porque assistir: Como o próprio nome diz, o documentário conta o que rolou na banda nos seus 20 anos de carreira. Indo da formação, passando pelas crises e compartilhando o momento atual do grupo de Seattle, ele é um documentário obrigatório para quem é fã da banda.
It Might Get Loud
Um paraíso de guitarras, composto por The Edge (U2), Jack White (ex-White Stripes) e Jimmy Page (Led Zeppelin). Apenas.
Porque assistir: Ao contrário dos demais documentários, A Todo Volume (título em português) tras três grandes nomes que fazem parte da história da guitarra elétrica. Ele conta as histórias de suas composições, filosofias musicais, estilos e suas relações com a música. E, é claro, traz também muita música boa.
Kurt Cobain: Montage of Heck
Esse ainda vai ser lançado (18 de junho), mas a figura principal já é motivo suficiente pra gente assistir, né?
Porque assistir: Este é o primeiro documentário autorizado de Kurt Cobain. Apresentado de forma cronológica, ele vai da infância à decadência do artista, trazendo materiais inéditos (como diários, pinturas, desenhos e áudios) e declarações de familiares, ex-namorada e de Krist Novoselic, baixista do Nirvana.
Amy Winehouse – Amy
Também programado para ser lançado em breve, Amy não era do Rock, mas também mexia com a gente de um jeito único.
Porque assistir: Em breve também será lançado o documentário da Amy Winehouse, dirigido por Asif Kapadia, que também assina o documentário de Ayrton Senna (“Senna”, 2010). As letras das músicas conduzem o filme, que contém declarações de familiares e áudios inéditos. O documentário emocionou a plateia no Festival de Cannes deste ano.
Já dá pra incluir alguns na programação do fim de semana!
- Meu relato de partonormal e humanizado: a chegada da Elisa - 12 de julho de 2022
- Os preparativos para o parto humanizado - 7 de junho de 2022
- Diabetes gestacional: o que é, quando descobri, como estou lidando - 18 de fevereiro de 2022
O melhor, pra mim, é o Montage of Heck sobre o Cobain. Ficou muito bonito esteticamente, alguns momentos nem parece documentário. Teve hora que eu tive raiva, hora que eu ri, hora que eu chorei. Queria ver de novo, mas é até difícil. Ainda mais pra quem é fã. :~ Muito bom.
Que massa, Évi! Ainda não assisti, mas também acho que documentário bom é assim 😉 Bjs!