Na última sexta-feira foi realizada a 10ª edição do MaxiModa e uma das convidada foi a Camila Salek, que participou do evento em 2014 e ministrou uma das palestras mais inesquecíveis da minha vida, me fazendo abrir os olhos ainda mais para o varejo e, claro, para o Visual Merchandising. Inclusive, falamos dela no post daquele ano.
Agora, em 2017, ela trouxe o que está mais em alta no varejo mundial: o varejo sem fronteiras. Segundo Camila, nada de pensar em varejo físico separado do varejo digital. Eles são separados, mas devem andar juntos, sendo o físico interpretado como o coração, a emoção, e o digital como a inteligência, o racional. A Vimer, sua empresa, foca na experiência, o chamado UX ou User Experience, tão discutido hoje no mercado. É mostrar o que (e além do que) o consumidor quer. “As marcas precisam sair de cima do muro”, ela diz. “A loja, hoje, é um hub de conexão social˜, completa.
Dentre os exemplos que ela citou foi a Sephora Beauty TIP (Teach, Inspire and Play), onde o atendimento é personalizado (one by one) e a tecnologia auxilia nas vendas e, claro, no resultado final. Segundo Camila, hoje o consumidor precisa ter a experiências como as que ele vive na Sephora: hands on, como as instruções de automaquiagem. Outro ponto crucial de um pdv é um espaço que estimule o compartilhamento da experiência que ele está tendo, além de um staff composto por experts, já que cada vez mais as pessoas estão informadas e, ao mesmo tempo, questionando as marcas.
Outro exemplo que a Camila usou foi o recém-lançado Amazon Hub. A Amazon instala no seu prédio ou empresa um espaço para entregas. Mas, para não ficar restrito apenas à ela, o Hub também pode ser utilizado por outras empresas, como FedEx (anyone, anytime), tonando-se um exemplo de concorrência somada. Olhem como funciona:
A palestrante também citou outros exemplos, mas sempre com o mesmo foco: a experiência do consumidor, com transparência, verdade, emoção, engajamento, compartilhamento.
Outro ponto que ela destacou foi a forma que as histórias são contadas, o storytelling. Segundo ela, está mais do que provado que o físico, o ao vivo, não vai deixar de existir. Como o que os Mast Brothers, uma fábrica de chocolate no Brooklyn (NY) faz:
O que acontece é o que falamos no início: uma mistura com o virtual. Nas palavras dela:
Be a flex inspirer
Provide a Wow Factor
Create a total design
E para quem está abrindo a sua loja e/ou está cheio de dúvidas sobre Visual Merchandising, a Camila conversou com o Penteadeira Amarela sobre a função dele e como se deve proceder. Confira:
Eu não sei vocês, mas eu sempre me despeço do MaxiModa com um gostinho de quero mais!
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