Desde que me tornei mãe, minha profissão ficou um pouco de lado, mas sempre que notícias do setor aparecem, tento ficar ligada. Por isso que a Ceará Trade Fashion – Feira Internacional de Negócios da Moda, que aconteceu nos últimos dias 16 a 18 de agosto, me chamou atenção. A feira aflora do Projeto Ceará Moda Contemporânea (CMC), cuja a primeira edição ocorreu em abril de 2016.
Ver a moda Made in Ceará ter a oportunidade de uma interação comercial com empresas do mercado nacional e internacional me faz acreditar que a crise, apesar de uma realidade, é contornável para quem trabalha! Além disso, o Ceará acaba por se consolidar como polo confeccionista brasileiro. Sim, somos tudo isso! (E muito mais).
Nossa veia criativa forte já é demonstrada em outros eventos que hoje estão no calendário nacional de moda, como o Maxi Moda (que acompanhamos de pertinho) e o DFB Festival (antigo Dragão Fashion Brasil). No Ceará Trade Fashion, de um carácter mais business to business, foi possível intermediar a venda antecipadamente de coleções das marcas cearenses. No evento foram apresentadas as coleções futuras e compreendida a ação see now buy now (uma forte e atual tendência comercial, sendo considerado por alguns como o Futuro da moda).
Participaram do evento compradores de multimarcas, magazines, lojas especializadas e atacadistas internacionais e nacionais, e representantes comerciais autônomos, tornando, para varejistas e atacadistas, uma oportunidade incrível de se mostrar e expandir seus nichos de mercado.
Estiveram presentes no evento setores como feminino, masculino, infantil, moda íntima, praia, fitness, surfwear, jeanswear, calçados e bolsas, serviços, acessórios, têxtil e aviamentos do ramo de atacado e varejo. Para entender a importância do evento, conversamos com três marcas que nós da Penteadeira Amarela adoramos: Jinja bolsas, Mude e Nathalia Canamary joias.
Proprietária da Jinja, Agda nos contou que esse é o primeiro evento do estilo que sua marca participa, apesar da experiência em feiras voltadas exclusivamente para a venda direta, ou seja, para o consumidor final. A importância, para ela, foi a abertura para o mercado de atacado, que é o foco da marca para 2018. Durante o evento, a Jinja estabeleceu vários contatos comerciais no Nordeste e mais alguns compradores do Estado. A participação da marca também visava despertar o interesse em possíveis franqueados.
Já a arquiteta e designer de jóias Nathalia Canamary contou que seu ateliê já esteve em outros eventos do estilo em São Paulo, mas que no Estado foi a primeira vez. Para ela, a importância desse evento é mostrar que o Ceará produz moda: “fazer parte da Ceará Fashion Trade é estar dentro das marcas que se destacam nesse cenário”, contou. Com a visita de lojistas e outros profissionais da moda de vários estados do Brasil e de outros países, Natália acredita que o evento abrirá novas portas para sua marca. “Foi ótimo ver a receptividade das pessoas ao meu trabalho. Espero que a Feira cresça e possa abranger novos criadores nas próximas edições, fortalecendo a produção de moda local e atraindo ainda mais compradores para o Ceará”, completou.
Outra marca cearense foi a Mude, uma loja de atacado online que participou do evento pela primeira vez. Neily, Melissa e Lisie, mãe e filhas e proprietárias da marca, afirmaram estar muito felizes e gratas. Para Melissa, a Feira permitiu apresentar o propósito social da Mude: fortalecer e estimular o lado empreendedor das mulheres. Estar entre 70 expositores as fizerem perceber o quanto o evento cresceu, já que na primeira edição, quando ainda era Ceará Moda Contemporânea, só havia 9 expositores. “Nessa edição, percebi bastante troca entre expositores, uma parceria legal e a possibilidade de novos contatos, novos clientes!”, explicou Melissa. Como resultado, a Mude fortaleceu vínculos e fez novos parceiras, que irão ajudar a marca a inovar e a economizar, de acordo com Melissa.
E, assim, fico feliz de ver que, apesar de distante do mercado, ele continua crescendo, ao mesmo tempo que o Ceará está cada vez mais despontando no setor, apresentando marcas já consolidadas e outras marcas novas ao Brasil e ao mundo!
Se vocês quiserem conhecer mais sobre a Feira e essas marcas que têm um trabalho lindo deixo, aqui os links:
Ceará Fashion Trade – http://www.cearafashiontrade.com.br
Jinja – http://www.jinja.com.br
Mude – http://mudeporinteiro.com.br
Nathalia Canamary – http://www.nathaliacanamary.com.br
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