Como você tem lidado com suas emoções? Sua saúde mental tem sido tão bem tratada quanto seu cabelo, sua pele, seus ossos ou outras partes do seu corpo? A campanha Janeiro Branco tem como objetivo nos trazer esses questionamentos para que cuidemos de nossa saúde mental todos os dias.
“É absolutamente ok tirar um tempo para se cuidar. Você não consegue fazer as coisas do jeito certo se não se sentir bem.”
Mas, agora que tocamos no assunto, como saber que estamos com uma boa saúde mental? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é quando o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Parece impossível, mas todos devemos buscar esse bem-estar.
Muito estresse, tristeza sem motivo aparente ou que demora a passar, falta de interesse em coisas que antes te davam prazer, desmotivação, sonolência excessiva, mudanças bruscas de humor: esses são sintomas de que algo está errado com a sua mente e você deve buscar ajuda. Psicólogos, psiquiatras, médicos de especialidade geral podem ajudar e a entender ainda mais se você tem algum problema, como ansiedade ou depressão, ou se está passando por um período difícil e precisa diminuir o ritmo. O que quer que seja, estamos aqui para lembrar que você deve cuidar de sua mente assim como deve cuidar do corpo.
Deixa de comer fast food porque faz mal para o colesterol? Então por que não diminui o número de cadeiras na faculdade para conseguir ter mais produtividade? Não somos acostumados a pensar no que é melhor para a nossa saúde emocional, mas isso precisa acabar. Ir ao psiquiatra não é motivo de vergonha, nem fazer terapia ou tomar medicação. Vergonha é não ter cuidado com a saúde.
Além de buscar ajuda médica, existem algumas atividades que podem ajudar a mente, como ler, meditar, praticar atividades físicas, estar com quem a gente gosta, mudar de casa, trocar de trabalho (o alívio de sair de um lugar turbulento e encontrar algo que nos faça bem e dê dinheiro em troca é maravilhoso), escrever, encontrar os amigos… O importante é buscar a calma e ficar longe do que te deixa mal das emoções.
Tenha um feliz janeiro branco!
- Exposição “Mariana” chega à Caixa Cultural dia 28 - 24 de agosto de 2019
- Vamos correr? Meia Maratona Turística 21k Terra da Luz está com inscrições abertas - 27 de junho de 2019
- Vitrine Granado Phebo: só amor! - 25 de junho de 2019