Como prometido, venho falar com mais detalhes sobre o projeto do quarto da Penélope. A primeira vez que falei com os pais de primeira viagem sobre o que eles tinham em mente para o quarto da bebê, logo deu pra notar um entusiasmo em fazer algo que aliasse personalidade e funcionalidade.
Fizemos uma reuniãozinha no escritório e, no outro dia, fui visitar o quarto para fazer o levantamento fotográfico e de medidas. Me deparei com um quarto com todas as paredes em madeira, janelas e tijolinhos pitorescos e uma luz incrível entrando naquele ambiente. Logo me inspirei.
O segundo passo foi anotar as prioridades para o projeto:
– Decoração sem cara de “princesa”
– Consumo consciente (custo/benefício)
– Uso somente de móveis soltos (facilidade na mudança, se necessário)
– Definição de um bom layout para a circulação
– Adequar o projeto a alguns móveis que foram presente
Partindo desses preceitos, fui colocando o bercinho ali, a poltrona acolá e defini o local de tudo. O quarto ficou amplo. Com espaço de circulação e cantinhos definidos, consegui fazer com que o fluxo berço > poltrona > trocador ficasse o mais livre possível, ainda tendo muito espaço para móveis de armazenamento.
Uma grande dificuldade eram as paredes em madeira. Não conseguiríamos colocar nenhum papel de parede, então pensei em pintá-las com algum padrão. Foi aí que surgiu, digamos, o tema do quarto: a cidade e suas cores. As paredes seriam pintadas de cinza com algumas formas de casinha em grafite, formando um plano de fundo neutro para as cores dos móveis e decoração.
Cinza e azul eram as cores que mais vinham em mente na cabeça da Alinne e do Igor. O cinza já tendo seu espaço no projeto, faltava o azul, então peguei um azul bem escuro da cartela de cores e joguei na parede do berço, formando um céu noturno com muitas estrelas (adesivo de bolinhas).
Emoldurei o berço com dois outros móveis em tom de madeira: o armário Palete superdescolado do lado esquerdo, que vai servir pra colocar as peças de roupas mais fashion da Penélope, que sei que vão ser muitas; e, do outro lado, um criado mudo com uma luminária para dar um clima de aconchego para o soninho dela.
A cômoda que serve de trocador está bem localizada e tem nichos em forma de casinha logo acima, para colocar os produtos que precisam estar sempre à mão na hora da troca de fraldas.
Do outro lado, escolhemos uma poltrona confortável, com uma cor vibrante, e pufes de apoio para os pés e para sentar, além de uma estante para colocar os brinquedos e decoração, que também é bancada, para a mamãe blogueira trabalhar enquanto espera entre uma mamada e outra. :} No futuro, já funcionará como um espaço de estudo.
A decoração sugerida é um charme à parte: cortinas de poá, pufes em crochê, nuvem listrada, letra P iluminada, quadros, bandeirolas e cílios brilhantes são aquelas peças que farão os visitantes se perderem no olhar com tanta fofura.
A escala de cores ficou inusitada, moderna e divertida, com toques lúdicos. Ansiosa desde já para botar a “mão na massa” e darmos vida a este sonho.
Um projeto feito com muito amor para a Alinne e o Igor desfrutarem de um momento único, a chegada de um filho. <3
- Coisa de Arquiteta: Projeto do quarto da Penélope - 25 de maio de 2016
- Nova coluna: Coisa de Arquiteta, com Juliana Braga - 16 de maio de 2016
Muito lindo e moderno. Adorei!
Que ótimo que você gostou! <3 vai acompanhando que terá todo o processo de produção do quarto até a Penélope chegar 🙂
Lindooo
Obrigada! Fica ligada que vai ter toda a produção do quarto nos próximos posts. <3