Eu sou uma pessoa de extremos, ora muuuuuito organizada, ora muuuuuuito desorganizada. Meu quarto é de cabeça pra baixo. Já para assuntos profissionais e até pessoais, não vivo sem agenda, faço listas constantemente e estou sempre anotando algo. Tudo isso, claro, com muuuitos itens de papelaria. Daí que no início do ano conheci o método do bullet journal e decidi fazer um para 2017.
Em resumo, ele é um diário, um espaço para listas e uma agenda. Assim, tudo junto e misturado, mas, ao mesmo tempo, organizado. O objetivo, conforme o criador Ryder Carroll afirma, é “acompanhar o passado, organizar o presente e planejar o futuro”. Não há segredos. Uma caneta e um caderno são os únicos itens “obrigatórios”. Os demais artigos são apenas para enfeitar.
Também não há regras, apenas dicas de como montá-lo. Entre elas estão fazer um índice logo na primeira página e atualizá-lo de acordo com o que você for acrescentando e montar, em seguida, um calendário do ano para registrar os principais acontecimentos, como contas a pagar, viagens, aniversários…
Eles também sugerem fazer um planejamento anual, com coisas que você quer realizar, alcançar, produzir, conquistar etc. A ideia é fazer em formato de pizza e ir preenchendo com o percentual do que foi realizado.
Outra ideia é a de hábitos, principalmente voltados para a saúde, como dormir mais cedo, beber água, relatar a alimentação, praticar atividades físicas…
… E a de mantras, frases motivacionais, desejos e ações que fazem você feliz!
Outras dicas legais que eu executei foram registar os livros que eu tenho e ainda não li e anotar os já lidos. Listei também os restaurantes que eu quero visitar, com uma caixinha pro “check” e criei uma lista para preencher com o nome dos filmes vistos. Estabeleci um objetivo: assistir 80 filmes esse ano. Será que eu consigo? Ah, também organizei as minhas séries e listei as pendências do casamento! ehueheueuh
Após as listas anuais, dou início a agenda. Pesquisando sobre o assunto, juntei ideias e estabeleci o meu padrão: começar cada mês os objetivos que eu quero alcançar naquele período. Escolhi fazer por “setores” da minha vida:
Logo depois, faço duas semanas por página. O espaço está sendo suficiente porque não a uso no trabalho!
Separei também algumas inspirações para vocês, mas tem mais no nosso Pinterest:
Deu para perceber que eu não sou nenhuma artista, mas to achando uma delícia fazer o bullet journal. Me sinto ainda mais organizada e, vamos combinar, não tem nada melhor que riscar itens das listas, né?! 😀
- Meu relato de partonormal e humanizado: a chegada da Elisa - 12 de julho de 2022
- Os preparativos para o parto humanizado - 7 de junho de 2022
- Diabetes gestacional: o que é, quando descobri, como estou lidando - 18 de fevereiro de 2022
[…] satisfazer essas pessoas que, como eu (e a Laris, como ela contou aqui), têm a necessidade do contato com o papel e a caneta, a marca Lugardipapel nasceu! Cearense, […]
[…] para fazer o que quiser e até deixa a gente mais feliz! Esse ano eu conheci o bullet journal (que eu já expliquei bem aqui como funciona) e, no meio das pesquisas sobre o assunto, vi também a utilidade de um planner de […]