Guia: Punta Del Este

964

Fui pra Punta Del Este achando que ia me sentir rica. Mas que nada! Lá a gente só descobre o quanto é pobre, meu povo! hahah A cidade balneária realmente é o luxo que as pessoas falam e tem várias praias, tanto banhadas pelo Rio da Prata quanto pelo Oceano Atlântico. Para conhecer bastante, é interessante passar o dia inteiro por lá, mas também fazer várias outras paradas incríveis no caminho.

Pensei em dividir este post (que há dias a internet do hotel não me deixa terminar) em dois, mas ainda tenho outros posts daqui do Uruguai pra fazer, então se preparem, porque é um meeeega longo!

PRIMEIRA PARADA: ATLÂNTIDA

Apesar do frio intenso (tem feito cerca de 9º ao meio-dia), no dia do nosso passeio fez um sol lindo que contribuiu para que tivéssemos um dia incrível! Mas, antes de chegarmos à Punta Del Este, fizemos outras paradas que valeram muito à pena.

Em Atlântida, que se uniu a outras cidades que agora formam a Ciudad de la Costa, visitamos o El Aguilla (1),  uma construção em formato de águia que abrigava um restaurante. Porém, agora serve apenas como mirante (2). Infelizmente, estava fechado para subir no que seriam os olhos da águia, mas a vista lá de baixo mesmo é de tirar o fôlego (3 e 4)!

SEGUNDA PARADA: PIRIÁPOLIS

Outra Ciudad de la Costa. Lá, señor Dímar, nosso guia, nos prometeu a vista mais bela (1) do Uruguai. Paramos em outro mirante, na beira da estrada, e nos deslumbramos com a beleza do local e também com o resort (4) logo à nossa frente.  A Rambla (3), como chamam a beira do rio por aqui, é inspirada na Riviera Francesa. Apesar do caminho até Punta (2) ser longo (cerca de 140km), é tudo lindo e nosso guia ia nos contando detalhes de cada local por onde passávamos. Monotonia zero na estrada!

TERCEIRA PARADA: PUNTA DEL ESTE

Tão vendo que solzão abençoado que fez? Nem precisei me tornar uma cebolinha de muitas camadas! Por culpa do Amaury Jr., na minha cabeça, Punta era o Conrad e a praia. Mas a cidade é super grande e muita gente mora o ano todo lá. Porém, muitas coisas só funcionam durante a temporada (de 10 de dezembro até a Semana Santa) ou apenas alguns dias por semana.

Logo chegamos ao Conrad (9), o resort e cassino imortalizado por Amaury na madrugada. O hotel é aberto ao público para visitação e só é proibido fazer fotos no Cassino em si. O hotel é grandioso e o tapete da entrada é tão fofo que o pé afunda. hahaha Para compensar, um lugar que vale a parada é a charmosa Igreja de Nossa Senhora da Candelária (4) e o Farol (6) logo em frente. O Porto (3) também é lindo, cheio de gaivotas e barcos de cair o queixo!

Minha preocupação em um lugar tão fino era onde comer. Afinal, não queríamos descobrir quanto daria a conta nos restaurantes em que os garçons atravessam a rua para que os clientes possam comer quase dentro do mar (2)! Nosso guia logo nos deu duas opções: Il Bareto e Company Bar (7). O primeiro estava fechado e o segundo foi uma grata surpresa. O local, estilo pub, era nosso! A comida estava deliciosa e o wi-fi super funcionou para que eu falasse com a Alinne pra fazer inveja e tudo! hahaha

Cidade rica, lojas ricas. A Tommy Hilfiger (10) funciona o ano todo; a Louis Vuitton também, mas só de quarta à sábado. Ambas, claro, vendem em dólar. Mas ainda assim é mais barato que no Brasil. Uma pólo básica na Tommy, por exemplo, sai por US$ 49. Façam as contas! Passamos também no bairro Bervely Hills (não disse que o negócio é rico!) e lá vimos os jardins das mansões, porque as casas mesmo ficam mega escondidas! Em Punta, as casas, com exceção da antiga mansão do ex-presidente do Brasil Fernando Collor, não são muradas e, ao invés de números, possuem nomes (11).

E não existe passagem por Punta sem uma foto na bizarra mão. Mesmo com a areia congelando, cumprimos o ritual e nos agarramos com os dedos. Logo em frente existe o La Vista, um hotel que tem um restaurante giratório na cobertura, mas também funciona somente na temporada. Fizemos também fotos em um lugar lindo (1) que tem umas sereias horrendas e até Señor Dímar, nossa enciclopédia, disse que não sabia a origem. Passando por Playa Brava, uma altarnativa mais barata que Punta, existe a Ponte Ondulante (5). Peçam a travessia “com emoção” pra quase morrer com frio na barriga!

QUARTA PARADA: PUNTA BALLENA

Punta Ballena leva este nome porque, vista de Punta Del Este, tem um formato parecido com o de uma baleia entrando no mar. O local vale por duas paradas: a ida até o que seria a cabeça da baleia, para admirar a vista (4) e a Casapueblo (10 e 11), hotel (2), café (1) e museu do artista uruguaio Carlos Paes Vilaró (7). Ele construiu a casa que tem uma arquitetura que, à primeira vista, lembra Santorini (5), na Grécia. E se vocês acham que nunca ouviram falar na Casapueblo, já ouviram muito se cantar sobre ela. Afinal, após uma visita à construção, Vinicius de Moraes compôs “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”. Vilaró, que criou tudo com a ajuda de amigos, mantém um ateliê na torre mais alta (9).

A entrada custa 120 pesos uruguaios (mas eles também recebem em reais, no caso R$ 12), mas não possuem guia próprio e Señor Dímar nos guiou, então, pelo local. O mais legal é que não existem restrições para fotos. Lá você pode admirar e comprar as obras de Vilaró (3), além de ver o pôr do sol. Todos sentam em cadeiras em uma varanda (8) e uma saudação ao sol narrada por Vilaró toca e quando o sol finalmente se põe, todos aplaudem o espetáculo! Lá também são vendidos diversos souvenirs interessantes (6), daqueles presentinhos de viagem que dá vontade de ganhar, sabe?

QUAL A MELHOR FORMA DE CONHECER PUNTA?

Os preços de hospedagem em Punta Del Este variam muito, inclusive na temporada, quando a cidade chega a receber 500 mil pessoas. Porém, vi o 1949 Hostel, um albergue e, provavelmente, a alternativa mais barata de hospedagem na região. Quem quiser também, Punta tem um aeroporto internacional que recebe vôos direto de São Paulo, Rio e Porto Alegre. Os hotéis em Montevidéu também vendem excursões para lá que saem diariamente e custam cerca de 48 dólares por pessoa. Com o señor Dímar, nosso guia que arrasa falando e ouvindo potunhol, o passeio de uma dia custa 350 dólares e na van cabem até 10 pessoas. Portanto, quanto mais gente, mais barato. Se quiserem o contato dele (ou qualquer dúvida), basta enviar e-mail pra penteadeiraamarela@gmail.com.

Vou parando por aqui, ou então vou escrever tudinho que anotei no diário de bordo que tenho feito. Já estou no Brasil e ansiosa por encontrar vocês sábado, 17h, no Garimpo Chic! Vamos todas?