Curso: A História do Cinema de Horror

0
851

Eles são envolventes, tensos e ótimos para fazer a gente pular da cadeira ou do sofá. E parece que quanto mais sustos eles dão, melhores eles são! Os filmes de terror sempre encantaram pessoas de todas as idades e atraem multidões para os cinemas. E o que falar dos clássicos? Um “prato cheio” para os colecionadores!

Pensando nisso, o Extensão Cinema, projeto de educação em audiovisual aqui no Ceará coordenado pelo estudioso e cinéfilo Diego Benevides, traz nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto e 03 e 05 de setembro (segundas e quartas), sempre de 18h20 às 20h30, o curso A História do Cinema de Horror, ministrado pelo jornalista e pesquisador em cinema Carlos Primati (SP). O curso será na Cecomil Mega Store e, como o próprio Diego falou, é imperdível para os curiosos e fãs do gênero.

Olhem como Carlos é fera: especializado em gêneros como horror, ficção científica e fantasia. Escreve sobre cultura pop e entretenimento para inúmeros veículos de circulação nacional, incluindo as revistas Filme Cultura, Trip, Monet, Mundo Estranho, Bizz e General, além de jornais como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Criou e editou a revista Cine Monstro, especializada em filmes de horror, e editou a publicação Dark Side DVD. Pesquisou e documentou a obra de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, colaborando com livros e mostras sobre o cineasta.

Então já deu pra sentir como será o curso, né? Para resumir, ele vai traçar um panorama do gênero horror desde os primórdios, em fins do século XIX até os dias atuais, demonstrando como suas características foram se transformando de acordo com o período histórico e como hoje servem como registros psicológicos de diferentes épocas. O objetivo é mostrar ao aluno estilos diversos de se fazer filmes de horror, dos sutis aos de conteúdo mais extremo, apresentando o gênero como representações de estados de espírito, alegorias políticas e sociais e expiação de fantasmas pessoais. O curso oferecerá subsídios teóricos para que o apreciador do gênero possa ampliar seu repertório quanto a narrativa, conteúdo, simbolismo e valor intrínseco do filme de horror.

SERVIÇO
Curso: A História do Cinema de Horror (Turma 01)
Local: Cecomil Mega Store (Av. Dom Luis, 920 – Aldeota – Fortaleza/CE)
Investimento: R$ 130 (matrículas até 06/08) e R$ 150 (matrículas de 07/08 a 11/08)
Mais informações: extensaocinema@gmail.com e no blog do Extensão Cinema
Os alunos receberão apostila e certificado de participação.
Consulte também os descontos especiais para matrículas em grupos.

Uma boa dica para quem curte cinema na teoria e na prática!

Larissa Viegas

Deixe um comentário