Moda masculina: O guia dos trajes de festa

10
1055

Os trajes masculinos de festa sempre causam mais dúvidas aos rapazes por serem mais elaborados. Eles podem variar de acordo com o que exige o evento.

Geralmente quem convida avisa no convite que tipo de roupa será a ideal para ocasião, o chamado “dress code” ou seja: os códigos do vestuário, com suas regras e expectativas sociais. E isso pode ser muito divertido, ou vai me dizer que você nunca tirou foto para instagram usando um bonito paletó em uma formatura ou casamento?

instagram diego gregorio

Por aqui, o traje mais pedido é o esporte fino, o preferido entre nove de cada dez rapazes. O look é mais despojado, mas nem por isso deve ser deselegante. A peça chave é o blazer, que pode ser usado com camisa de botão, jeans e mocassins. Se você for mais moderno super rola usar com uma camiseta bacana e até com um tênis.

looks masculinos esporte fino

Onde usar: Teatro, jantar especial, lançamento de livros ou exposições

O passeio completo é basicamente a roupa social. É chamado de “completo” porque existem alguns itens que não podem faltar, como a gravata e o paletó. Antigamente o colete era obrigatório, agora pode ser opcional (eu gosto de usar com colete). Cores claras como cinza são melhores pela manhã. Camisas com mais cor, como rosa e amarelo, e gravata slim (mais fina) modernizam o visual.

traje social

Onde usar: Casamentos, formaturas, jantares de negócios, noivados, 15 anos

O traje black tie, também conhecido como a rigor,consiste em camisa branca, smoking preto, gravata borboleta e sapato preto, de preferência envernizado. Por aqui, é cada vez mais raro que se exija esse tipo de vestimenta.

traje a rigor black tie

Onde usar: noites de gala, como a cerimônia do Oscar, casamentos, pelo noivo

É muito arriscado ousar quando falamos de clássicos da indumentária masculina. Usar um corte mais sequinho ou de repente uma gravata com mais cor pode ser legal, mas deve-se ficar atento às normas exigidas pelo traje, pois o bacana é exatamente preservar regras de vestuário tão antigas.

Ficam as dicas:

 Cardigã no lugar do blazer no traje Esporte Fino pode funcionar, as gravatas slin (aquelas fininhas que as bandas de rock adoram, também)

 No traje passeio completo, a meia preta e fina é indispensável. Não gosto de gravata azul, fica muito óbvio. O look preto total é bem moderno e chique.

 No black tie, é legal ser bem clássico, como eu já disse, mas, se quiser fazer um diferencial, que tal uma flor na lapela ou um broche?

 

Espero que tenham gostado da matéria, rapazes.

Qualquer dúvida ou sugestão: diegojgregorio@gmail.com

Se quiserem ver as bolsas que uso, no Instagram eu sou @diegojgregorio

PenteadeiraAmarela-Assinatura-Diego-3

Diego Gregório
Últimos posts por Diego Gregório (exibir todos)

10 comentários

  1. Olá Diego, parabéns pela matéria. Gostei dessa dica: ” A peça chave é o blazer, que pode ser usado com camisa de botão, jeans e mocassins. Se você for mais moderno super rola usar com uma camiseta bacana e até com um tênis” porque as duvidas também existem sobre onde usar. Legal!

  2. Diego adorei essa matéria pois manda alguma dica para mim, pois sou moreno baixo, tenho 25 anos e estou comesando a usar este estilo, mas quero te parabenizar que essa matéria é de mais e você está de parabéns

  3. Olá Diego!

    Adorei as dicas! Uma dúvida!
    É possível usar o esporte fino numa festa de 15 anos??
    Pq temos uma festa de 15 anos em Novembro e meu marido não vai querer usar terno de jeito nenhum!!
    O que faço???

  4. Olá, Cleber, obrigado pelo comentário. Pelo visto temos o mesmo tipo, também sou moreno e não lá muito alto! ahahaha Vou te responder poe email, ta? Obrigado por comentar.

  5. Olá, Carolina, é possível sim! O interessante é observar no convite de tem algum dess code obrigatório. Em festas de 15 anos o esporte fino é bem comum, ele pode usar sem problema se o traje for livre, mas tenta convencer seu esposo de usar terno, é tão elegante!

  6. Olá Diego!
    Dicas muito boas as dicas mas estou precisando de uma consultoria individual: gostaria de saber se é possível não usar blazer ou cardigã em um traje esporte fino, pois moro numa cidade muuiito quente e além disso sou alto e magro, então será que dessa forma ficaria bem? Outra dúvida ainda esporte fino: Camisa ML com GRAVATA SLIM + calça jeans – Posso usar tênis casual (tipo Rainha iate) ou devo usar sapato? o que é melhor?
    obrigado!! Rayder Níkkolas, 25 anos.

Deixe um comentário