Moda masculina: Marcha, soldado!

1
735

A indumentária militar é confeccionada para proteger e camuflar os soldados e pode variar dependendo do território que os militares defendam: Força Aérea, Marinha e Exército; da patente ou das celebrações oficiais. Não demorou para que esses uniformes influenciassem o modo de vestir dos civis.

moda masculina militar 1

Já em 1940, podiam-se ver algumas transformações; ombreiras militares foram postas em jaquetas da época, e o camuflado substituiu os tons claros muito usados até então. Nos anos 1960, a moda se fortaleceu em outro contexto: a juventude da época, muito politizada, usava trajes militares como forma de protesto antiguerra.

As jaquetas camufladas e coturnos foram adotadas pelos punks, que compravam as roupas em lojas especializadas para o exército e customizavam. Sucessos como Top Gun e Taxi Driver usaram o estilo em seus protagonistas, influenciando bastante as tribos urbanas. Em 1990, não se falava em nada que não fosse a guerra do Golfo Pérsico, e isso influenciou ainda mais o chamado “militarismo”, termo criado pelos profissionais de moda que tinham esse, como o tema de suas coleções ou pelos grunges, os roqueiros da época.

moda masculina militar 2

De lá pra cá, a moda militar não parou de influenciar os estilistas, se tornando (novamente) a grande aposta para 2013 tanto nas coleções tupiniquins quanto nas internacionais, como foi o caso da Burberry e do Alexandre Herchcovitch no começo desse ano.

moda masculina militar 3

De forma mais sutil, o militarismo retorna com peças mais modernas e chiques e a influência pode estar em várias peças do vestuário. Fique atento:

moda masculina militar 4

Se você é mais básico, um detalhe camuflado no bolso da t-shirt faz toda a diferença. Você mesmo por customizar comprando o tecido em lojas especializadas.

O camuflado ganhou tons mais urbanos e uma aposta para sair a noite, pode ser uma camisa camuflada em tons bem escuros, que torna a proposta mais chique. Eu já garanti a minha.

O coturno é uma peça fundamental da vestimenta de um bom soldado. Eu tenho um e adoro! Há quem ache que como a cidade é quente não cai bem usar esse tipo de calçado. Se você se sentir confortável, pode usar sem censura.

moda masculina militar 5

Cores: O verde, como bem sabemos, é a cor do ano. Também é a mais forte do militarismo, mas os tons terrosos também fazem parte do estilo, assim como o azul, usado com cinza.

Acessórios: Mochilas de lona ou camufladas, pingentes de identificação militar, pulseiras de couro, óculos aviador e boinas também fazem parte esse universo.

Lojas: Quando uma tendência é muito forte as lojas de departamento disponibilizam vários itens no estilo. A Renner, a C&A e a Riachuelo já estão repletas de camuflagem e com um preço ótimo!

Utilitarismo: bolsos, muitos bolsos – na camisa e nas calças. Eu não indico, acho que a calça deve ter no máximo five pockets, mas se você gosta e quer embarcar geral na tendência, já sabe que a moda pede.

moda masculina militar 6

Dicas:

♦ A bolsa da matéria é da Jinja e você ter uma entrando em contato pelo email jinjabolsas@gmail.com

♦ A pulseira é ideal para compor o look milico, quem faz é o Felipe, aqui o perfil dele.

 Na Avenida 13 de Maio, bem em frente ao 13º batalhão, tem uma loja de produtos militares com um monte de coisa bacana, é só usar a criatividade.

Os soldados Miguel Ferreira e Zé Medeiros já bateram continência para essa tendência:

moda masculina militar 7

Espero que tenham gostado da coluna de hoje.

Qualquer dúvida ou sugestão: diegojgregorio@gmail.com

No Instagram, eu sou @diegojgregorio

PenteadeiraAmarela-Assinatura-Diego-3

Diego Gregório
Últimos posts por Diego Gregório (exibir todos)

1 comentário

Deixe um comentário