Pessoal, hoje tem história e dicas de jeans e promoção que vai levar você na faixa para a festa Fliperama.
♦
Podemos começar a história do jeans pelo ano 1850 (mas dizem que ele foi fabricado pela primeira vez quase 100 anos antes, em Nimes, na França), esse velho conhecido do guarda-roupa masculino é hoje peça indispensável para todo homem e começou com a missão de vestir mineiros durante a corrida de ouro nos Estados Unidos.
Na época, a oferta de ferramentas e lonas era grande, saturando o mercado. Foi assim que o visionário comerciante Levi Strauss encontrou outra utilidade para as lonas: ele as tingiu com uma planta chamada Indigus, dando a tonalidade azul, e fabricou roupas para os mineradores. Como o material era resistente, não desgastava, Strauss se tornou um sucesso imediato, criando então a Levi Strauss & Company, hoje a queridíssima Levi’s.
Com a chegada do século XX, o sucesso do jeans se tornou ainda maior. Marlon Brando incorporou nos 1950 um novo tipo de homem, o rebelde de The Wild One (1953), resgatou a calça jeans do ambiente de trabalho, tornando o modelo 501, da Levi’s um modelo clássico, copiado pelos jovens da época. Pouco tempo depois, em 1955, foi a vez de James Dean com o filme Juventude Transviada consagrar o estilo entre os homens da época. A calça jeans havia se tornado uma peça do cotidiano que representava conforto e rebeldia.
(N.E.: Clica na foto que ela aumenta – vale a pena! haha)
A calça jeans representou também o rock’n’roll das décadas de 50 , Elvis Presley usava as peças dentro e fora dos palcos, nos anos 60 e 70, foi a vez do movimento hippie, que tinham nas calças jeans uma peça para proclamarem igualdade entre os sexos, além de ser considerada uma peça “baratas”.
Até aí, marcas Lee, Mustang e Levi’s, é claro, já haviam se consolidado do mercado.
O que aconteceu com as calças jeans, foi uma ebulição, a moda virou tendência nas ruas e só depois nas passarelas; e foi o estilista Calvin Klein, em 1970,que usou jeans em um desfile pela primeira vez.
De lá pra cá o jeans se modernizou, se modelou, acompanhou tendências e se transformou no curinga do nosso guarda-roupa. São raras as ocasiões que ele não pode estar presente, apenas em eventos em que se exige passeio completo ou roupa de gala.
Veja algumas peças em jeans e se inspire:
Fica a dica: quando a gente vai comprar jeans, existe uma etiqueta com o nome da peça, eu fiz uma pesquisa para a gente aprender a reconhecer o modelo ideal.
♦ Tradicional: Cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pockets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi’s. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas. (minha preferida)
♦ Antifit: Modelagem da 501,tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo. Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.
♦ Bootcut (corte para botas): Uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça.
♦ Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.
♦ Tight Fit ou Slim Fit: (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.
♦ Oversized (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado.Suas formas amplas não favorecem os mais baixos (achatam a silhueta) nem os gordinhos. Base extradimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas. Bem anos 90.
♦ Skinny: Modelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a legging, porém de tecido jeans. Famosa entre os mais jovens.
Espero que vocês tenham gostado da coluna de hoje, que vem com uma…
♦ Promoção!
Quem compartilhar esse post (clique aqui!) concorre a um par de entradas para a festa Fliperama, que acontece no sábado dia 11 a partir das 22h na Órbita.
A festa com os Djs Dado, Denis Dead e Maquinhos é a mais animada da cidade. As cinco pessoas que tiverem mais curtidas no compartilhamento ganham um par de entradas, ou seja, são cinco pares. Aproveite!
♦
Qualquer dúvida ou sugestão: diegojgregorio@gmail,com
No Instagram eu sou @diegojgregorio
- Moda masculina: Inspiração beatnik - 9 de abril de 2014
- Moda masculina: Relógio, o melhor amigo do homem - 21 de março de 2014
- Moda masculina: Carnaval no balanço do mar - 27 de fevereiro de 2014
O Jeans é uma peça indispensável .
pratica e elegante…Excelente matéria
parabéns Diego Gregório.