Como vocês sabem, fui ao São Paulo Fashion Week à convite do evento para cobrir pelo Jornal O POVO. A experiência foi incrível e o resultado foram três matérias publicadas, que você poderá conferir agora.
Coloquei as imagens das páginas com o texto na íntegra, para tornar a leitura mais fácil!
A primeira veiculada foi sobre o desfile da Água de Coco por Liana Thomaz. Ela saiu na página Tendências, no dia seguinte ao desfile:
Mergulho (cearense) no fundo do mar
A marca cearense Água de Coco por Liana Thomaz busca inspiração no fundo do mar para o próximo verão
Dezenas de pessoas aglomeradas em um pequeno espaço. Modelos, jornalistas, stylists, estilistas, produtores… São tantos os profissionais envolvidos em apenas alguns minutos de desfile! O backstage da Água de Coco por Liana Thomaz não é diferente. Por mais que você não esteja “acelerado”, impossível não sair de lá no mesmo ritmo.
Porém, é ali, onde poucos têm acesso, que a magia começa a acontecer. As modelos da marca para o desfile no São Paulo Fashion Week, ontem, ganharam uma pele bronzeada e perfeita, com blush em tom alaranjado. Os olhos, chamados por certos poetas de “janela da alma”, também ganham uma moldura de dois tons, seguindo uma cartela de cores acobreada. Os cabelos, divididos ao meio, viram uma trança e, em seguida, um coque perfeito.
As atrações principais, os looks, ficam em uma sala própria, em araras. Cada combinação ganha a foto da modelo que irá usá-lo, do jeito que foi feito na prova de roupa. Segundo Jamille Magalhães, estilista da marca, a inspiração partiu do fundo do mar, nas roupas de mergulho e nos esportes aquáticos. “São roupas que você pode ir para a praia e, em seguida, sair, ir para a balada”, diz ela.
Na passarela, a marca apresenta looks inspirado em arraias, conchas, corais, algas, madrepérolas e cardumes. Para representar cada elemento, a marca faz uso de seda (representando as barbatanas), bordados (para a textura dos corais) e lycra com acabamento, para dar a textura das escamas. Os maxi-acessórios, também criados pela equipe de estilo, dão o toque final.
A maior novidade é a saia midi, de Lycra ou de neoprene, que combinada aos maiôs forma looks chiques. A referência náutica fica por conta das cordas, que compõem roupas e sandálias. Tudo com muita estampa. “A Água de Coco é a única marca que faz um desfile 100% estampado, então a gente decidiu pegar essas estampas e fazer algo tridimensional”, explica a estilista.
Em um desfile que começou com Izabel Goulart e terminou com Carol Trentini, a marca apresentou shape geométrico, sério e moderno. Assim, a Água de Coco mostra que a moda praia vai além das areias e piscinas e leva para o mundo o que o Ceará tem de melhor: cores, criatividade e muita alegria.
A segunda, também na página Tendências, apresentou aos leitores o desfile do Lino Villaventura:
Villaventura, o espetáculo
Estilista radicado no Ceará congestiona flashes com coleção ousada, unindo delírio estético e “pés no chão”.
Lino Villaventura forma filas. Independente do local em que ele realiza os desfiles, pessoas de todas as idades, sexo e nível social fazem filas para assistir à exibição de suas criações. Verdadeiros shows, as passarelas do estilista unem sofisticação, beleza e tecnologia.
Em sua coleção para o verão 2014/2015, apresentadas ontem na São Paulo Fashion Week, Lino não fugiu ao padrão. Gigantescas filas eram formadas nas portas da sala 1.
Da fila A a fila E, a maioria já possuia seus celulares e máquinas a postos, esperando o “espetáculo”. Enquanto isso, o maquidor Marcos Costa acertava os últimos detalhes da beleza do desfile. Segundo ele, a maquiagem é de “uma mulher totalmente possível”, que harmoniza com os looks. Essa mulher proposta pelo estilista e pelo maquiador tem pele iluminada, corrigida, com brilhos na lateral do rosto, um batom vermelho e máscara preta nos cílios. Os cabelos presos em coques.
Com os assentos completos e um pit (lugar reservado para os fotógrafos e cinegrafistas profissionais) cheio, o desfile começou com um grande sol na boca de cena e ao som do músico grego Vangelis. Um vestido totalmente preto abre a passarela. Todos os looks surgem com pés no chão, calçados apenas com uma meio sem calcanhar e que deixava os dedos à mostra, representando uma conexão com a terra.
As peças ganham discretos bordados com cristais lapidados em diversos formatos, além de contas como miçangas e canutilhos. Entre os tecidos utilizados estão seda, organza, gaze de seda pura e jersey de seda.
Os looks femininos são compostos por vestidos esvoaçantes, longos e midi. Mix de estampas e degradês tornam a coleção ainda mais vibrante. Já os looks masculinos têm pegada abstrada, com muitas cores e rabiscos. Os blazers combinam com bermudas e cuecas.
O desfile encerra com looks brancos e, na entrada do estilista, mais uma fila se forma. Dessa vez, com todos de pé, aplaudindo mais um trabalho de Lino Villaventura.
– Aparição-surpresa
Antes do desfile da Triton os jornalistas e fotógrafos ficaram alvoroçados, por conta da aparição inesperada de Anderson Silva. Quem também causou frison foi a über model Gisele Bümdchen, no desfile da Colcci. A marca também trouxe Sean O’Pry, o modelo masculino número 1 do mundo.
– Com os pés no chão
Saltos baixinhos, tênis e sandálias rasteiras são as apostas de muitas marcas para o verão. Alexandre Herchcovitch, UMA, Gloria Coelho e Osklen foram algumas das marcas apostaram nesses calçados.
– Para eles
A moda masculina está cada vez mais dinâmica. Basta conferir os looks das marcas Cavalera, João Pimenta e Triton, que trazem cores, estampas e shapes diferenciados. Fica a dica para quem quer ousar!
Por último, foi a vez da capa do Buchicho, com chamada para uma matéria na parte interna do caderno:
Verão de múltiplas tendências
Desfiles de moda geram certos questionamentos aos que assistem, mas, sem dúvida alguma, a pergunta mais frequente é: como posso usar essas peças no meu dia a dia? Após a 37ª edição do São Paulo Fashion Week, é possível perceber que a criatividade não deve partir apenas dos estilistas, mas também de quem gosta de inovar, ousar e mudar. Escolha quais tendências estarão no seu guarda-roupa na próxima temporada.
Entre as tendências mais presentes no evento está a de pés a poucos centímetros do chão. Sandálias rasteiras, sapatos com saltinhos de dois centímetros, tênis, botas… Se depender de estilistas e marcas como Alexandre Herchcovitch e Amapô, o verão será sinônimo de conforto.
Outra aposta para o próximo verão são as saias e os vestidos midi. Como identificar essas peças? O comprimento midi fica no meio da canela. Apesar de parecer diminuir a silhueta, as baixinhas também podem adotar a tendência, mas é preciso ter muita atitude e personalidade. Destaque para os desfiles da Lolitta e do Ronaldo Fraga.
O estilo ladylike é elegante, feminino e tem uma pegada vintage. Detalhes românticos, como laços, fazem parte dessa tendência, que estará de volta com tudo na próxima temporada. Entre os principais “ingredientes” estão as saias, que marcam a cintura e são rodadas. Triton e Colcci já estão apostando.
O couro sempre teve uma pegada mais rocker, porém, com cortes a laser, as peças ficam modernas e mais femininas. A tendência pode ser adotada em acessórios e em roupas, como fez Patrícia Motta. A técnica também foi adotada pela Adriana Degreas, que trouxe uma moda praia sofisticada e ousada.
No verão não poderiam faltar as estampas, principalmente as inspiradas na natureza. E foi o que Reinaldo Lourenço trouxe para a sua coleção. O estilista, inclusive, aposta no mix de estampas, tornando o look ainda mais divertido. Já a Água de Coco buscou no fundo do mar desenhos, formas e texturas.
Não é preciso esperar o verão chegar para adotar algumas tendências apresentadas dentro e fora das passarelas do SPFW.
Maquiagem básica
Segundo Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C no Brasil, precisamos estar preparadas para algumas tendências de beleza para o verão: “Pele linda, linda linda, natural. Parecer que você vai ao melhor dermatologista do mundo!”, ela explica. Além disso, brilho nos olhos. Apostar em sombras com textura de brilho molhado, cintilante. Mas usar uma cor de cada vez! Já o batom Snob está de volta, como apresentado no desfile de Tufi Duek (foto). Aquele rosinha, que foi febre por um tempo depois tornou-se sinônimo de cafona, está de volta, então, já dá para resgatá-lo do fundo da nécessaire.
Armações naturais
Feitas de madeira, as armações da marca Notiluca estavam na loja do SPFW. O diferencial está no material que as peças são produzidas: madeira. São nove modelos, entre óculos de sol e de grau e os preços variam de R$ 350 a R$ 490. Entre os destaques está o modelo Andrea Marques, assinado pela própria estilista. É possível comprar os acessórios pelo site: http://www.notiluca.com.br/
Moda e meio ambiente
Ronaldo Fraga adora apresentar novidades e nessa edição do SPFW não foi diferente. O estilista trouxe em seus desfiles alguns looks produzidos em parceria com a Rhodia, responsável pela criação do primeiro fio biodegradável do mundo, o Amni Soul Eco. Este fio é feito de poliamida 6.6, que permite que roupas feitas a partir dele se decomponham rapidamente após serem descartadas em aterro sanitário. Entre os outros benefícios está o toque macio, extremo conforto, transpirabilidade, absorção de umidade, easy-care, fácil lavagem e inúmeras cores para a indústria produzir as mais variadas peças. O lançamento comercial será em maio.
Manifesto
A Cavalera surpreendeu o público, mas dessa vez não foi só com as suas peças. No final do desfile, os modelos entraram na passarela segurando cruzes brancas com palavras como “amor” e “mudança”. A ação faz parte no manifesto #AquiJaz, proposto pelo diretor da marca, Alberto Hiar, que visa estimular as pessoas a reivindicarem mudanças sociais.
Anjo Zuzu
A estilista Zuzu Angel é o tema da exposição “Ocupação Zuzu”, lançada no dia 1º de abril e que segue em cartaz até o dia 11 de maio, no Itaú Cultural. A abertura da mostra contou com desfile-performance, dirigido pela estilista Karlla Girotto, e réplicas das criações de Zuzu assinadas por grandes nomes da moda nacional. A mostra ocupa quatro andares do instituto e é composta por cartas, referências, documentos e vestidos que fazem parte do universo da estilista, que no auge do sucesso teve o seu filho Stuart morto pela ditadura militar.
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