Intercâmbio: Que tal ir pra Austrália?

0
968

intercambio australia hi bonjour

Nos últimos meses, a Hi-Bonjour saiu a campo para descobrir o que ex-intercambistas viveram na Austrália e também o que moradores locais, mais precisamente brasileiros, falam do país que vivem há anos.

A descoberta foi incrível: a Austrália é um país de oportunidades e multiculturalidade como o Canadá. Diante da possibilidade do estudante ir estudar o inglês e trabalhar, a Hi-Bonjour apostou nesse novo destino que cada vez mais vem atraindo a atenção dos brasileiros.

Sydney_harbour

Entrevistamos a ex-intercambista Ana Silva Corazza, 30 anos, produtora de TV em São Paulo, que escolheu este maravilhoso país para aprimorar o inglês e viver novas aventuras. Confira a entrevista abaixo e escreva para gente para saber mais sobre os programas australianos que oferecemos.

Os programas de estudo do inglês dão direito a trabalhar 20 horas por semana durante o curso e ao final do curso você ainda tem mais um mês de visto de trabalho. Excelente para quem quer recuperar os gastos do curso e moradia.  Mas sempre é bom lembrar que o nível de inglês conta muito na hora de encontrar um emprego num país de língua inglesa.

IMG_6269

Hi-Bonjour: Como você decidiu o destino?
Intercambista: Eu iria fazer um intercâmbio de apenas cinco meses. Então resolvi optar por um país que tivesse o mesmo clima do Brasil, no caso, a estação era o verão. Também um país que fosse fácil conseguir visto para estudar e trabalhar.

Hi- Bonjour: E por que Austrália?
Intercambista: A Austrália tem clima favorável, língua inglesa, um país de primeiro mundo e ainda em desenvolvimento e que tratam muito bem os estrangeiros. Acabei escolhendo a Austrália após conversar com alguns intercambistas que foram pra lá e simplesmente se apaixonaram. E tenho certeza que fiz a escolha certa.

Hi-Bonjour: Depois de viver na Austrália, quais são os melhores pontos do país para você?
Intercambista: A Austrália é um país naturalmente maravilhoso, assim como o Brasil possui praias e paisagens belíssimas. É um país novo e com poucos habitantes, acredito que por isso seja muito mais fácil de administrar. Afinal a Austrália é imensa e só tem 20 milhões de habitantes, no Brasil  só São Paulo tem essa população.

Na Austrália, tudo parece funcionar melhor. O transporte público é limpo, pontual e os australianos são muito educados e sempre te ajudam. Acredito que um dos pontos fortes da Austrália é a educação e honestidade de seus habitantes. Pra mim o que mais me deixou fascinada foi a quase ausência de desigualdade social. Todos têm uma vida digna. É difícil ver morador de rua, por exemplo. As profissões mais simples também são valorizadas e todos tem uma vida confortável.

IMG_6102

Hi-Bonjour: Muitos falam sobre o inglês australiano que é mais complicado, você teve alguma dificuldade na compreensão?
Intercambista: Realmente o inglês australiano é mais difícil. Muitas palavras são diferentes do inglês que estamos acostumados, porém, não é difícil compreender. É complicado quando eles falam entre eles, acredito que seja igual quando falamos com os nossos amigos (totalmente diferente do português culto).

Às vezes você fica meio confuso, mas nada é impossível. Uma vez, conversando com um australiano eu disse: “Tô feliz, to entendo tudo o que você fala!” Ele respondeu: “Então agora vou falar o inglês austaliano pra você escutar.’’ Foi muito engraçado, pois não entendi quase nada. Mas depois voltamos a conversar normalmente.

Hi-Bonjour: Como era seu dia a dia?
Intercambista: A escola tomava uma grande parte do meu dia. Então ia pra escola e após as três e meia da tarde, saía conhecer a cidade, passear pelas praças, ia ao supermercado, conhecer parques e museus e a noite frequentava os pubs e night clubs da cidade. Acho que foi onde eu mais aprendi inglês.

Hi-Bonjour: Você fez muitos passeios diferentes para conhecer o país? Se sim, qual mais gostou e por quê?
Intercambista: A Austrália é imensa, assim como o Brasil. Claro que não consegui conhecê-la inteira mas fiz passeios bem interessantes. Conheci Sydney, Cairns, Melbourne, Gold Coast, AirlieBeach, Freaser Island, Noosa, Sunshine Coast. Todos esses foram lugares maravilhosos, difícil escolher um.

Talvez o que mais tenha me impressionado foi Whitsunday em Arlie Beach, uma das praias mais lindas do mundo, praticamente intocada pelo homem. O parque dos 12 apóstolos em Melbourne também foi incrível, uma obra fascinante da natureza.

IMG_6312


Hi-Bonjour: Muitas pessoas acham que para fazer intercâmbio vc precisa ser rico, sempre explico que é uma questão de planejamento, como vc planejou seu intercâmbio?
Intercambista: Há muito tempo pensava em fazer intercâmbio, e há uns dois anos isso se tornou meu objetivo de vida. Então já vinha planejando esses gastos que foram altos. Intercambio não precisa ser rico, tem que planejar. Se eu tivesse trabalhado lá, talvez nem sentisse o investimento. Mas meu planejamento me permitiu não trabalhar. Antes de viajar não assumi nenhuma dívida, quitei todas as dívidas.

Hi-Bonjour: Depois desta experiência de vida, o que vc tirou?
Intercambista: Que o mundo é muito grande e fascinante pra gente viver num lugar só.

Hi-Bonjour: Vc recomendaria os jovens a fazer um intercâmbio alguma vez na vida?
Intercambista: Não só os jovens. Todo mundo deveria ser obrigada a fazer um intercâmbio. Seja por muito ou pouco tempo. As experiências que você tem lá fora são únicas, assim como as amizades, as diferentes culturas. Com certeza é uma experiência maravilhosa! Por favor, façam um intercâmbio, rs!!!! Eu quero fazer outro!!!!

Este artigo foi escrito por Thaís Tibiriçá ama viajar, desde pequena pedia para seus pais que queria desbravar o mundo. Hoje ela mora no Canadá, em Montreal, e é uma das fundadoras da Hi-Bonjour.

Hi Bonjour Intercâmbio
Últimos posts por Hi Bonjour Intercâmbio (exibir todos)

Deixe um comentário