Arte: o trabalho da Edisca e seu novo espetáculo “Religare”

0
1787

Das artes que eu sempre admirei e nunca consegui realizar está a dança. E é tão bom saber que uma das maiores e melhores companhias de dança é daqui de Fortaleza! Em setembro, a Edisca lança seu novo espetáculo.

edisca religare

O palco do Teatro Via Sul irá receber, nos dias 4, 5 e 6 e 11, 12 e 13 de setembro o espetáculo Religare. Para quem não conhece, a Edisca é a Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente, “uma organização formativa em Arte que tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em circunstância de fragilidade social por meio de uma proposta educacional fundamentada na criatividade, inovação e diversidade”. Ao todo já foram realizadas 12 produções, foram 256.686 expectadores em 336 apresentações realizadas tanto no Brasil, quanto no exterior. Em síntese, trabalho deles é incrível!

Edisca_ensaio alex santos
Foto: Alex Santos

“Religare” é uma palavra que remete a uma reconexão com o divino. Tem a ver com reativação dos estados de elevação e purificação do espírito, razão e sensibilidade, superfície e essência. No espetáculo há a dança com o invisível, o intangível, o mágico, o encantado. Mas sem esquecer de comportamentos rituais, que religam ao próprio ato de criação. Assim, Religare é um balé que possibilita o encontro do homem com suas forças criadoras, supera os aprisionamentos do presente. Na dança está a capacidade de se reinventar, conviver, agir, pensar, experimentar o próprio corpo.

religare edisca

Para isso, a Edisca se inspirou nos nossos ancestrais e em sua existência e convivência simples, cooperativa, igualitária e livre. E, dessa forma, surgem culturas e etnias diferentes, um universo paralelo, da imaginação, resultando em uma dança coletiva híbrida, intuitiva e delicada.Composta por 39 bailarinos, a apresentação traz a coreografia de Dora e Gilano Andrade, entrelaçadas e complementares: Ela traz passos de redenção, esperança, e de planos existenciais mais fluidos e iluminados. Já ele, vem com uma dança crítica diante da miséria e do sofrimento do planeta.

religare espetáculo edisca

O figurino, assinado por Cláudia Andrade, é inicialmente branco e vai ganhando sobreposições com adereços de mãos e cabeça, assinados por Gil Braga. São eles que remetem à pluralidade de olhares que diferentes civilizações e etnias fundam diante do mistério da criação e de um plano de imanência. Manassés de Sousa é responsável pelo trecho autoral que casa o erudito à música oriental, com timbres étnicos responsáveis pela atmosfera imemorial e o sabor arcaico do balé.

coração

Vale lembrar que, por ser uma organização educativa em Arte, a Edisca está sempre precisando de apoio! Então, que tal ajudar também? É sóclicar aqui.

campanha edisca

Serviço:
Espetáculo Religare – Edisca
Local: Teatro do Shopping Via Sul (Av. Washington Soares, 4335).
Data: 04 a 06 e 11 a 13 de setembro de 2015
Horários: Às sextas-feiras às 21h, sábados às 18h e 21h, e domingos às 18h e 20h
Duração: 45 minutos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Mais informações: (85) 3048-1262

Larissa Viegas

Deixe um comentário