Girl power: três feministas para você conhecer e inspirar!

1
1173

feminismo-ted-talk-roxane-gay

Mesmo com tanta repercussão nas redes sociais ainda tem gente que se assusta quando você diz que é feminista. Claro que como em todos os movimentos, existem pessoas que não estão abertas a diálogos e discussões construtivas sobre o tema e acabam estereotipando quem levanta a bandeira da igualdade de gêneros.

O post de hoje vem justamente para mostrar mulheres incríveis, que pregam a igualdade de gênero e que vão fazer você querer sair falando pra todo mundo o quão feminista você é! Por isso, selecionei três TED Talks de pessoas inspiradoras para que vocês possam refletir sobre igualdade de gênero. Ah! Quem não entende inglês pode ativar as legendas no Youtube! 😀

Para começar quebrando os padrões do que deve ser uma feminista temos Roxane Gay, professora, escritora e maravilhosa! 😉 Ela é a autora do livro “Bad Feminist”, que propõe que você não precisa ser uma feminista perfeita para defender a causa. Roxane diz que muitas mulheres foram colocadas em um pedestal do que seria a feminista apropriada e que isso acaba tirando a liberdade destas pessoas. Você pode gostar de hip hop e ser feminista, pode curtir rosa e ser feminista, enfim! Dá só uma olhadinha no vídeo pra entender melhor:

Quando me perguntam o que eu quero ser profissionalmente a minha resposta é: “Sheryl Sandberg“. Pra quem não conhece, a moça é “só” Chefe de Operações do Facebook. Depois dela só tem o Mark, pra vocês terem noção. Ela também escreveu um livro massa, chamado Lean In, que foi traduzido toscamente para Faça Acontecer aqui no Brasil, onde fala sobre sua experiência profissional e convoca as mulheres a tomarem seus lugares no mercado de trabalho e em posições de liderança. Bem interessante, vale a leitura! Enquanto você não lê a publicação, confere só a palestra Sheryl:

Por fim Chimamanda Ngozi, que você pode não conhecer, mas provavelmente já escutou esse discurso dela na música Flawless da Beyoncé. Além de escritora premiada, Ngozi também é ativista feminista, onde propões discussões sobre a construção de gênero e sexualidade. Confesso que ainda não li nenhum livro dela, mas vou já em uma livraria procurar. 😉

Viu? O feminismo é massa! E mais ainda quando você está aberto a um diálogo. Espero que essas moças tenham deixado vocês com orgulho de falar bem alto: sou feminista!

Aline Montenegro
Últimos posts por Aline Montenegro (exibir todos)

1 comentário

Deixe um comentário