A dramaturgia de Iracema dos lábios de mel: o musical, escrita por Ilclemar Nunes em 1991 para o teatro já havia sido encenada antes, transformada pelo autor em roteiro carnavalesco para o desfile da Escola de Samba Beija-flor de Nilópolis nesse ano. Nesta versão musical, o roteiro adaptado do romance original (muito fiel à história) chega aos palcos de uma das estruturas teatrais mais lindas de Fortaleza, o Theatro José de Alencar, tendo a personagem-título interpretada pela jovem Larissa Goes, enquanto André Ximenes faz o papel de Martim.
Ontem eu pude conferir um dos últimos ensaios antes da estreia e posso adiantar que a montagem está primorosa. Em tempos onde as questões indígenas estão tão ameaçadas, reviver esse romance que marca o nascimento da história do Ceará nos recorda a atenção que devemos a esse povo tão importante na nossa formação cultural.
Onde o espetáculo encanta?! Na aposta pelo simples, a voga principal do menos é mais. Cenário basicamente de palha de carnaúba e bambu, elementos móveis que os próprios atores movimentam em cena modificando o cenário, que eu achei uma dinâmica fantástica para movimentação de palco.
Com um elenco composto por cerca de 23 jovens atores cearenses, somos hipnotizados pelos movimentos, passos marcados, gritos da floresta que nos levam a respirar os ares da inspiração alencarina.
O figurino de Dami Cruz, que também assina a maquiagem, trabalhou elementos muito simples como cordões de algodão e penas. Ela caracterizou as tribos pelos cortes de cabelo e as cores dos detalhes do figurino. A maquiagem tem elementos genuinamente indígenas, ensinados por uma índia à equipe – achei esse cuidado no detalhe incrível.
Creio que a a cena teatral cearense merece cada vez mais de projetos dessa magnitude com comprometimento, dedicação e ousadia, pois com uma preparação de um pouco mais de 2 meses, segundo Ilclemar, conseguiram montar um verdadeiro espetáculo que vale a pena se prestigiado.
Em curtíssima temporada de estreia, que vai de 05 a 08 de outubro no teatro que leva o nome do autor da obra, o espetáculo promete voltar aos palcos em 2018 e já tem apresentações programadas para outros estados e até outro país.
Fico muito feliz em ver o teatro local tão aquecido e produzindo obras de extrema qualidade e que precisamos incentivar com bilheterias esgotadas.
Estou ansioso para assistir na íntegra, pois só o ensaio já me emocionou muito. O espetáculo acontece no palco principal do Theatro José de Alencar (Praça José de Alencar s/n – Centro), de 05 a 08/10/17 (quinta-feira a domingo) as 19h, com classificação indicativa de 14 anos, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Vamos?
- Experimentamos a pizza gigante de 45cm e 8 sabores da Hot Box - 16 de março de 2018
- Modolo: 10 mulheres que me inspiram na cozinha - 8 de março de 2018
- Modolo: Glossário do chocolate – Tudo o que você precisa saber para a Páscoa! - 28 de fevereiro de 2018