Carnaval chegando!
Folia, pique, paquera, festa, muito balacobaco e ziriguidum. Essa festa tão querida pelos brasileiros vem sempre carregada de muita alegria e, entre fantasias, plumas e paetês, a gente acaba exagerando um pouco. A Júlia já deu dicas importantes para a gente aproveitar ao máximo a festa. E como podemos nos recuperar depois da farra e ficar inteiro pra outra?
Além de uma hidratação contínua entre um sambinha e outro, um caldo para revigorar as energias é essencial. E, para ser democrático, tem receitas para pierrôs, colombinas e até arlequins veganos.
Caldo plumas e paetês
- 500 g de peito de frango sem pele e osso;
- 1 talo de salsinha;
- 1 tomate cortado ao meio;
- 1 cebola média sem casca cortada ao meio;
- 1 cenoura média sem casca;
- 1 batata grande;
- 2 l de água;
- Sal a gosto
Coloque em uma panela de pressão o frango, a salsinha, o tomate cortado ao meio, a cebola e a água. Feche a panela. Assim que começar a pressão, abaixe o fogo e deixe ferver por 30 minutos.
Apague o fogo e, com cuidado, retire a pressão da panela. Abra a tampa e reserve o frango, que deve estar bem cozido e macio. Bata o caldo com os temperos cozidos no liquidificador e despeje em uma panela. Corte a cenoura e a batata em cubinhos pequenos, lave bem e acrescente ao caldo batido e retorne ao fogo para cozinhá-los.
Junte a carne de frango, desfiada ou em pedaços médios. Deixe ferver até que os legumes estejam levemente al dente. Acerte o sal e sirva.
Caldo levanta defunto pra sambar
- 500 g de carne moída
- 1 cebola grande
- 1 pimentão grande
- 2 tomates
- 1/2 cabeça de alho
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 copo de molho de tomate
- 1 litro de água
- 3 ovos
- 1/2 xícara de farinha de mandioca branca
Tempere a carne moída com sal e pimenta e reserve. Em uma panela média coloque duas colheres de óleo e refogue a cebola, o pimentão e o tomate cortado em cubos. Adicione o extrato, refogue mais um pouco e junte a carne e continue refogando até que a carne doure e fique solta. Junte o molho de tomate e em seguida coloque a água e deixe ferver.
Em uma vasilha coloque a farinha e ponha um pouco de água, misture bem e coloque rápido na panela, mexendo com vigor para não empelotar. Quebre os ovos em outra vasilha e misture bem, junte na panela e mexa. Espere os ovos ficarem no ponto e sirva.
Caldo de pescador folião
- 300g de mexilhão
- 500g de cação ou outro peixe de carne branca
- 300 g de camarão
- 80 ml de vinho branco
- 1 sachê de hondashi
- 1 talo de salsão
- 1 cenoura
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 150 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 pitada de pimentão vermelho
- Sal q.b.
- Azeite q.b.
- 1 ramo de coentros
Comece por cozer o cação em água temperada com o hondashi e, assim que estiver quase cozido, junte o camarão. Apague, retire o peixe e o camarão e coe o caldo reservando-o.
Fazer um refogado no azeite com a cebola bem picadinha, juntar depois o alho e os restantes legumes cortados em cubos e deixar que amoleçam.
De uma só vez, deite depois a farinha sobre o refogado e mexa bem até que fique bem envolvida e sem grumos. Regue com o vinho branco mexendo sempre até criar um purê grosso. Aos poucos vá agora adicionando o caldo reservado e, assim que ferver, triture-o de modo a conseguir uma sopa bem cremosa.
Desfaça o peixe em lascas, descasque o camarão e deite na sopa e assim que ferver junte o mexilhão. Sirva a sopa de imediato decorada com coentros.
Caldo arlequim vegano
- 2 col. sopa de óleo de coco
- ½ cebola grande picada
- 3 dentes de alho
- 6 folhas de couve manteiga
- 2 xic. de feijão fradinho (ou outro tipo) cozido com caldo
- 1 col. sopa de tahini
- pimenta malagueta picada a gosto
- pitada de orégano
- ramos de tomilho
- sal e pimenta preta a gosto
- água se necessário ou mais caldo de feijão
- azeite e 1 col sopa de salsinha ou coentro para finalizar
Em uma panela refogue o alho e a cebola até dourar em fogo alto. Acrescente a couve cortada em tiras e refogue mais um pouco até murchar. Acrescente o feijão e o restante dos ingredientes, com exceção do azeite e salsinha/coentro, e refogue por 2 minutos.
Abaixe o fogo para médio, acrescente a água e deixe ferver por 5 minutos com a panela tampada para que todos os sabores se agreguem, e o caldo engrosse. Após esse tempo, bata o caldo com o mixer ou no liquidificador. Se o caldo ainda estiver ralo, volte para o fogo até que fique na consistência desejada. Sirva, finalize com azeite e salsinha (ou coentro).
♥
São quatro opções deliciosas para te dar gás para quatro dias intensos de folia e para os pós-festinhas de pré-carnaval que estão bombando aqui em Fortaleza. E se você não é um folião assíduo, pode guardar essas receitinhas para curar qualquer ressaca.
Beijos, boa folia e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.
- Experimentamos a pizza gigante de 45cm e 8 sabores da Hot Box - 16 de março de 2018
- Modolo: 10 mulheres que me inspiram na cozinha - 8 de março de 2018
- Modolo: Glossário do chocolate – Tudo o que você precisa saber para a Páscoa! - 28 de fevereiro de 2018