Como católico desde que me entendo por gente, a quaresma é o tempo da abstinência como ato de conversão. Segundo a irmã Maria Inês Carniato, da Editora Paulinas, em entrevista para a revista Galileu: “O jejum é uma tradição que surgiu na Idade Antiga e se consolidou na Idade Média, época em que pessoas humildes raramente provavam carne. Na época, o povo vivia em terras alheias e a carne vermelha era consumida só em banquetes, nas cortes e nas residências dos nobres.
Ela se tornou, então, símbolo da gula, associada ao pecado. Dessa forma, a Igreja orientava os fiéis a comerem carne à vontade antes da quaresma – o que deu origem aos banquetes chamados “carnevale” e ao nosso carnaval – e depois se absterem de carne durante os 40 dias que antecediam a Páscoa. O peixe não chegou a entrar na lista da abstinência porque sua presença era irrelevante nos banquetes medievais.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa. Pessoas enfermas, idosas e crianças são isentas dessa orientação.”
Contudo o consumo de peixe não deve também ser ostentoso de forma a incentivar o pecado da gula. Mas isto não significa que tenhamos que abrir mão do sabor. Então para que que não haja ostentações gastronômicas nesse período, trago 4 receitas simples, fáceis e com poucos ingredientes para que possamos compor o jejum quaresmal sem exageros e de maneira simples.
Peixe assado com tomates
- 1kg de filé de peixe sem pele
- 4 tomates sem sementes em cubos
- 2 cebolas roxas em cubos
- 1 maço de cebolinha picado
- Azeite
- Sal e pimenta
Tempere o peixe com sal e pimenta. Num refratário untado com azeite, disponha os filés. Misture os tomates as cebolas e a cebolinhas e espalhe sobre os filés. Regue com mais um pouco de azeite. Asse coberto com papel alumínio por cerca de 10 minutos e depois por mais 15 sem o papel.
Peixe alla gremolata
- 1 kg de filé de peixe
- 50 g de alho amassado
- Raspas das cascas de 5 limões (evite ferir a parte branca)
- 1 maço de salsa picado
- 50 ml de azeite
- Sal e pimenta
Tempere os filés com sal e pimenta. Misture o alho, as raspas de limão, a salsa e o azeite. Pincele os filés com essa mistura. Grelhe ou asse pincelando sempre.
Peixe ao perfume de alecrim
- 1 kg de filé de peixe
- 2 colheres de sopa sal grosso
- 3 ramos de alecrim
- Azeite
Disponha os filés em um refratário Misture o sal com as folhas de alecrim e salpique sobre o peixe. Leve para assar cerca de 20 minutos.
Peixe com vegetais e ervas
- 1 kg de filé de peixe em cubos
- 1 abobrinha sem as sementes em cubos
- 1 berinjela em cubos
- 2 tomates sem sementes em cubos
- 1 cebola em cubos
- 5 dentes de alho cortados em 4
- 50 g de azeitonas pretas picadas
- 1 pimentão vermelho em cubos
- Sal grosso
- Alecrim
- Manjericão
- Tomilho
- Azeite
Misture o peixe com os vegetais em um refratário, salpique o sal, as ervas e regue com azeite. Asse coberto com papel alumínio por cerca de 10 minutos e depois por mais 15 sem o papel.
Essas receitas podem ser feitas com filés de peixes brancos. Cação, pescada branca ou amarela, linguado, badejo ou até mesmo tilápia.
Beijos e até o nosso próximo encontro com a gastronomia temperada com algumas especiarias.
- Experimentamos a pizza gigante de 45cm e 8 sabores da Hot Box - 16 de março de 2018
- Modolo: 10 mulheres que me inspiram na cozinha - 8 de março de 2018
- Modolo: Glossário do chocolate – Tudo o que você precisa saber para a Páscoa! - 28 de fevereiro de 2018