Ontem rolou um bafafá grande no Festival de Cannes. Uma revista revelou que um grupo de mulheres foi impedido de entrar em uma exibição de filme porque não estava usando salto alto. Todas as matérias que li justificavam a falta do salto pela idade: eram mulheres de mais de 50 anos, com problemas de saúde que as impediam de usar salto.
A polêmica foi desmentida pelo diretor do festival, que disse que só é obrigatório o traje de gala e que os convites não especificam a altura dos saltos. Mas, gente, essa história é toda muito esquisita, em pleno 2015, em pleno ressurgimento do feminismo, da liberdade, no momento em que a gente tá conseguindo tomar as rédeas e dizer pro mundo que a gente usa/faz o que quiser!
Levando esse discurso pro festival e pra todos veículos que replicaram a matéria, ensinamos: a mulher pode usar salto baixo mesmo sem ter mais de 50 anos e mesmo sem ter problema de saúde. E ela vai ficar linda também, porque hoje, há espaço para todos os estilos, todas as belezas, todas as escolhas.
Acho salto lindo e adoraria conseguir usar. Mas não consigo. Até 2012 eu ainda arriscava, porque ia de carro pra todo lugar e só caminhava do estacionamento até minha mesa.
Mas depois de 1 ano e meio morando fora e andando de bicicleta, metrô e ônibus, abracei as flats e nunca mais larguei. Incorporei o estilo e não me arrependo. É uma escolha pessoal e sempre ficava admirada ao ver mulheres arrumadíssimas e de salto alto caminhando na rua e correndo pra pegar transporte público.
Fiquei meio por fora das semanas de moda este ano, por isso foi só no Dragão Fashion que eu percebi a quantidade de estilistas e marcas apostando nas flats, flatforms e saltinhos minúsculos pra compor os looks. Sorria cada vez que via um desses na passarela – e acho que as modelos também!
Foi só eu pesquisar um pouquinho os desfiles do SPFW e do Fashion Rio pra encontrar looks da Maria Filó, da Osklen e do Ronaldo Fraga com sapatos baixos.
Pra mim, elegância, poder e sensualidade têm a ver com autoestima, com segurança, com a mulher se sentir linda com a roupa que está vestindo.
Uma mulher de flat pode ter uma atitude muito mais poderosa e confiante do que uma que não se sente confortável em um salto alto maravilhoso. E, com isso, se destacar naturalmente.
Feminilidade está muito além do seu sapato. Vem de dentro pra fora.
- Mama1nk: Tatue com uma mulher incrível em Fortaleza - 18 de julho de 2022
- Enxoval na Black Friday: o que comprar com desconto - 23 de novembro de 2021
- Mister Rogers, Daniel Tigre e Weezer: o mundo precisa de mais gentileza - 10 de novembro de 2021
Sempre tive problemas com salto. Vivo dizendo que tenho “as canelas finas demais” e me acho uma garça de salto. Nas últimas formaturas e casamento que fui usei vestidos e saias longas com sandálias rasteirinhas (tenho uma da colcci super confortável e que quebra um galho tremendo). Só digo uma coisa: melhor look de festa pra sempre, não preciso tirar sapato pra dançar a noite toda e saí carregando aquele monte de coisa na mão. Mas ainda hoje muita gente diz que é brega ou inapropriado. Eu não acho e vou casar casar de all star branco e se reclamarem eu vou descalça. Adorei a matéria.
ARRASOU, Milaynne! Eu casei de Melissa, mas troquei a roupa da igreja por um vestido curto e um tênis pra curtir muito a minha festa. Sobre quem diz que é inapropriado, só posso responder que já foi proibido entrar no cinema sem estar com roupa de gala. Ou seja, dress code tá aí pra ser desconstruído, né não?
Obrigada pelo comentário, linda! Beijo
Adorei a matéria, sou alta e sempre usei salto, mas agora tenho a formatura da minha melhor amiga e o lugar é o mesmo que foi a minha e pra aproveitar foi preciso tirar, aí estava buscando ideias pra não precisar usar e a matéria me ajudou muito, parabéns pelo trabalho 😀
Tenho mais um casamento pra ir adivinhem? Vestido longo é vou de sapato baixo meeesmo, sou alta demais com salto passo do meu noivo fica horrível pra fotos.
Não posso usar salto por problema de coluna não o que fazer comprei um vestido que só combina com salto o que eu faço
Todo vestido pode combinar com sapato baixo, basta se abrir pra opções diferentes e deixar de lado as tradições. Tem outro post aqui no blog com dicas de uma estilista de como escolher o melhor sapato baixo pra festa, busca aqui!
Oi Alinne, sou convidada de uma debutante e não posso usar salto, tenho fascite plantar. Será a noite, não teve dress code, mas é formal. Estou com 51 anos. Tenho uma linda sapatilha dourada e uma pantalona preta de boca tão larga q parece um saião. Que tipo de blusa eu poderia usar? Fica feio ou pega mal? O q vc sugere? Obrigada!
Oi, Sheyla! Não tem problema nenhum usar sapato baixo em look formal! A pantalona já é superchique, e você pode investir numa blusa preta bem trabalhada, seja com renda, transparência, pedraria ou brilho. Deixe o dourado na sapatilha e aposte no preto pro resto do look, até pra bolsa. Um brinco bonito e com cara de rico também vai bem. Se não gostar de brincão, você pode fazer uma make bem bonita, com olho marcante ou uma boca colorida. Tenho certeza de que você vai arrasar na festa e ainda vai estar confortável pra aproveitar a noite inteira! Beijão!