Para quem quer fugir dos shoppings lotados nesse final de ano, nossa dica aqui no Penteadeira são as feirinhas de produção local. No último sábado, dia 2, aconteceu a Mana a Mana, feira com marcas encabeçadas por mulheres.
No próximo domingo, dia 10, vai rolar Jardim de Ofícios no restaurante O Mar Menino a partir das 16h. E finalmente dias 15, 16 e 17, na praça Luíza Távora acontece o Babado de Luz, versão de Natal do Babado Coletivo a partir de 17h.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas feiras?
Mana a Mana
A Mana a Mana é uma feira criada por mulheres para dar espaço e empoderamento à produção local feminina. Sempre ocorre na Vila Arte, atelier e escola de cerâmica da artista Denise Saboya. A Denise é maravilhosa e produz peças incríveis, para mim essa feira já vale a pena só para vê-la, bem como suas últimas criações. Já fiz um curso de cerâmica com ela e vivo tentando encontrar tempo na vida para voltar.
Mas, além da Denise, também sempre tem música boa, comidinhas, flash tattoo, Luci Sacoleira expondo e vendendo suas artes lindas, Lau Bordando com seus bordados à mão livre maravilhosos (inclusive nessa última edição da feira houve oficia de bordado com a Lau) e muitas outras mulheres criativas expondo suas novidades. É uma feira de pequeno porte, mais tranquila, gosto demais da vibe de lá.
Jardim de Ofícios
O Jardim de Ofícios nasceu da vontade de sete marcas locais de criar um evento que pudesse ser um espaço de colaboração mútua e exposição temporária de seus produtos, valorizando e potencializando o design da nossa região. Todos os expositores dessa feira são arquitetos de formação, então essa feira para mim se caracteriza pela marca forte do design.
Além disso, ela é realizada no restaurante O Mar Menino, meu preferido em Fortaleza atualmente, e o chef Léo Goncalves sempre cria um cardápio especial de comidinhas para o evento.
Dessa feira espere boa música, uma vibe mais chique (que não deixa de ser aconchegante), comidinhas maravilhosas e produtos de qualidade e design diferenciado criados por essas marcas locais, compartilhando um pouco do que têm pensado e desenvolvido.
Sobre o Jardim, eu não poderia nem citar minhas marcas preferidas, pois adoro todas. Nessa edição de 1 ano estarão expondo: Bone Ceramics, Oficina Bloco, Estúdio Oficina, Nathalia Canamary, Sênika e Tarugo.
Babado Coletivo
O Babado Coletivo é uma feira de grande porte, foi uma das primeiras feiras colaborativas e cresceu tomando grandes proporções. Se diferencia das outras por ser um verdadeiro evento que dura 3 dias, com mais de 100 marcas expositoras, foodtrucks e o palco MINA só com DJs mulheres onde vão tocar: Bia Gondim, Priscila Delgado e Desenroladas.
O Babado geralmente junta muita gente, é um verdadeiro evento que acontece na cidade, tem música, muita animação e vale a pena demais para comprar aqueles presentinhos especiais de Natal. Aqui embaixo tem um pouco da história do coletivo e o desfile de estreia no DFB 2016:
Eu sou suspeita, curto muito mais essas feirinhas do que os shoppings da vida, sempre compro coisas legais de diferentes e numa vibe muito mais gostosa (adoro passeios ao ar livre, não é à toa que meu filho também ama).
Marque na agenda:
Jardim de Ofícios
Dia: 10/12
Local: O Mar Menino (Av. Barão de Studart, 1043 – Aldeota)
Horário: das 16 às 22 horas
Babado de Luz (Babado Coletivo)
Dias: 15, 16 e 17/12
Local: Praça Luíza Távora
Horário: das 17 às 22 horas
Vamos?
- Decoração: Como fazer uma festa infantil linda e divertida com Festa pra Brincar! - 16 de maio de 2018
- DIY: Como fazer uma bandeja de lousa - 23 de janeiro de 2018
- Como montar quartos montessorianos - 16 de janeiro de 2018
[…] feira Jardim de Ofícios acontece periodicamente em Fortaleza e reúne arquitetos e designers e suas criações. Oficina […]