Música: O humor ácido da doce Clarice Falcão

2
1866

Eu adoro música, adoro mulher cantando e gosto mais ainda das que não têm um vozeirão perfeito. Amo Nara Leão, Fernanda Takai, Mallu Magalhães, suas vozes pequenas e, por vezes, erradas. É como a Zooey Deschanel falou na Cosmopolitan americana deste outubro: melhor uma interpretação cheia de sentimento do que uma 100% sem amor. Fica chato!

Como (quase) cantora e dona de uma voz bonitinha, mas ordinária, não é difícil eu me identificar e querer ser como elas um dia. E foi amando Zooey e Mallu (e Miss Li e Cat Power e Feist e todas essas moças com franja e violão) que descobri a Clarice Falcão cantora.

Até demorei a entender que era a mesma pessoa, mas com múltiplos talentos. Há uns dois anos, quando era repórter no Vida & Arte, entrevistei a Clarice por telefone. O YouTube ia lançar uma ação com os usuários, e a Clarice, anos antes, tinha ganhado prêmio em um outro concurso do site, por um curta que fez com a mãe dela, a roteirista Adriana Falcão.

Clarice em A Favorita e em foto com Gregório Duvivier, namorado e companheiro de trabalho no seriado Louco por Elas, da Globo

Filha de peixe, Clarice virou roteirista ainda muito jovem, escrevendo seriado na Globo. Enquanto também atuava por lá (ela fez A Favorita), começava a compor. Hoje, aos 23 anos, ela tem um canal no YouTube com algumas músicas, e é o que eu escuto todo dia. A menina é do cinema, tinha que disponibilizar as músicas em formato audiovisual!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uhZq5S8nL0Q[/youtube]

Nesses vídeos, ela senta no sofá e toca. Não tem arranjo, é só a voz e o instrumento. É exatamente assim que a Zooey Deschanel faz. Toda a produção linda do She & Him é assinada pelo M. Ward. Como a Clarice não tem M. Ward, ela vai gravando essas demos sinceras, postando e preparando o disco.

Essas são cenas de Monomania, a música pronta dela, com arranjo, com clipe, com tudo lindo. Quero nem ver quando esse disco sair – vou ouvir tanto que vai furar! hahaha!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9alQmccslVM[/youtube]

Mas o que me faz mesmo achar a Clarice Falcão o máximo é que é ela divertida. As letras são sensacionais, ora de humor negro, ora a maior bobagem. A simplicidade me cativa. Minhas favoritas: Monomania, Oitavo andar, Macaé, O que eu bebi.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yKV2WdyyCQw[/youtube]

E, pra terminar, não poderia deixar de dizer que ela faz altos vídeos de humor com o Gregório Duvivier (o namorado!), o Fábio Porchat e a galera do humor do Rio. Ela também faz o programa Vendemos Cadeiras, no Multishow, e continua roteirizando com o Gregório o Louco por elas, na Globo.

Pra ver e compartilhar: o esquete Spoleto.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Un4r52t-cuk[/youtube]

Vocês já conheciam a Clarice? Gostaram dela? Contem aqui!

Alinne Rodrigues

2 comentários

Deixe um comentário