Reflexões sobre 2012 e planos pra 2013

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Toda blogueira tem seu momento de desabafo online, e o meu, oficialmente, chegou. Há dois anos, eu pedi ao pessoal do O POVO Online pra fazer um blog de mulherzinha. Recebia de assessorias muitos produtos de beleza, convites pra eventos, kits com presentinhos e nem tudo cabia na minha coluna, a Luluzinha.

Jornalismo de opinião

Juntei isso ao principal motivo que me fez escolher o jornalismo como profissão: eu acho que eu tenho bom gosto e quero dizer pra todo mundo a minha opinião. Primeiro era só sobre música, depois mais sobre cinema, depois comecei a dar meus pitacos sobre moda e, enfim, sobre beleza.

Fiz o blog e era livre pra fazer post sobre qualquer coisa: avaliação de produtos da Natura, do Boticário, coleção ou campanha da estação de uma marca, era só eu achar bonito.

As marcas e a mídia

O que acontece é que existem basicamente três formas de uma marca aparecer na imprensa: ou ela é muito amada e aparece de forma espontânea (os produtos que compramos, as bandas e eventos que divulgamos) ou ela envia um press kit pro jornalista, que pode ou não dar nota na coluna do jornal ou do blog, e o publieditorial.

O trabalho em um blog

Que blogueira nunca sonhou em ter o F*Hits way of life, viajando de graça, ganhando roupas, maquiagens e, principalmente, dinheiro? Quem não gostaria de largar um dos 5 empregos pra ter um tempinho a mais pra se dedicar ao blog e ainda equilibrar as contas no fim do mês?

Fazer blog é um supertrabalho, e ele geralmente acontece quando a gente já terminou os trabalhos oficiais. Com o conteúdo que a gente produzia nas noites, madrugadas e fins de semana, fomos crescendo, conquistando novos leitores e ganhando credibilidade. Tudo o que a gente é aconteceu por sua causa, que entra aqui e conta um acesso a mais na nossa audiência mensal.

Parcerias, publis e sorteios

Chega uma hora que o nosso compromisso com o blog e com os leitores precisa ficar em segundo plano, por causa dos trabalhos oficiais, que é de onde a gente tira dinheiro pra comprar produtos e mostrar pra vocês e contar a nossa opinião (a mídia espontânea). Mas por que a gente não aceitaria uma parceria do tipo “eu mando produtos pra vocês, e vocês escrevem sobre os produtos”? Não é isso que a gente sempre fez? Por que não topar?

Mesmo que a gente receba produtos grátis, isso não significa que a gente seja chapa branca.  A gente só mostra o que realmente gosta. Na verdade, tenho caixas e caixas de coisas que nunca abri, porque não achava que valeria um post por aqui, mas que acabaram integrando kits de mimos nossos pra vocês. Como a Larissa bem falou respondendo um comentário ótimo criticando a gente, são essas parcerias que nos ajudam a ter sempre sorteios por aqui – e a gente sabe que vocês gostam de sorteio.

Este ano, só tivemos dois clientes de verdade, com os quais fechamos um trabalho e, assumimos, expomos à exaustão aqui no blog (nós também ficamos cansadas): Boneca de Seda e Bazar la Boutique. Mas foram nossas primeiras experiências, e nós aprendemos com elas. O terceiro, que é esporádico, é a Carmen Steffens, de quem a gente nunca ganhou dinheiro – e sempre pediu em troca um sapato ou um voucher pra sortear pra vocês.

Ações de marketing e assessoria

De resto, não existe “patrocínio” nenhum. O post da Laris do Rituale foi um convite que o salão fez a várias blogueiras pra participar de uma competição na qual ganhavam blogueira e leitora. Normalmente, essas ações de marketing são propostas pelas assessorias de imprensa, ou seja, jornalistas como nós, que pensam em formas de conquistar espaço na mídia para o cliente.

Quando a coisa é proposta por uma assessoria, normalmente a gente aceita, porque a gente sabe, quando trabalha com assessoria, que é difícil pra caramba conseguir esses espaços. Minha coluna no Buchicho é sempre um espaço superaberto às assessorias, e o blog também. Se eu gosto ou julgo que meu leitor vai gostar, faço a inserção.

Medo até de ser espontânea =(

Mas, de uns tempos pra cá, tenho ficado com receio até de mostrar por aqui o que eu gosto, porque vai todo mundo achar que a gente tá ganhando dinheiro ou sendo patrocinada. Quero mostrar a coleção de fim de ano de uma loja de Fortaleza, porque eu AMO a loja, mas não sei como vou ser interpretada. Antes, eu podia falar sobre qualquer marca, hoje não.

Quero fechar uma parceria com uma loja virtual de fora pra fazer um sorteio pra vocês de uma bolsa LINDA e superdiferente, mas pra isso preciso fazer um post mostrando o que a loja tem e não sei se é isso que vocês querem.

Ajudem a gente dizendo o que querem!

Pra saber pra onde ir, a gente precisa da ajuda de vocês. A gente adora receber comentários negativos sobre os posts, mas fica difícil acertar quando a gente não sabe exatamente o que vocês querem. Quando o post tá bom, ninguém comenta. Quando tá ruim, chega 1 comentário. Como acertar quando a gente não sabe o que fazer?

Tentei me comunicar pela fanpage no Facebook, pedi dicas de presentes de Natal e amigo secreto e só uma pessoa respondeu. Poxa, eu queria produzir um conteúdo pra vocês! Eu tô no Canadá, só com meu marido, não preciso ficar pesquisando presentinho. Acabei não fazendo o post, que eu acho que poderia ser útil pra muita gente.

O que a gente era e não é mais?

Algumas pessoas já disseram que o blog não é mais o mesmo, que não se sentem mais leitoras do Penteadeira. Mas o que a gente tinha antes que tem mais? O que vocês querem ler?

O espaço pros comentários está aberto. Por favor, vocês são tantos, estão em um número que a gente jamais imaginou que alcançaria. Não custa deixar um comentário de feedback dizendo o que você gosta e o que você não gosta. Quais são os seus assuntos favoritos? Moda, beleza, cultura, comidinhas? De que forma você prefere que ele seja abordado? Resenhas de produtos, fotos de celebridades, looks do dia…?

Enquete

Quem preferir pode acessar a nossa enquete clicando aqui e escolhendo os assuntos que mais gosta de ler.

Podemos contar com a ajuda de vocês?

Alinne Rodrigues

6 comentários

  1. cara, tipo assim

    sou super, mega , ultra fã do Penteadeira

    tenho deixado de comentar mesmo pela falta de tempo, mas todo santo dia dou uma visitada e AMO os posts de vcs justamente por vcs não terem se vendido!

    essa onda de menos interação é geral, no meu blog mesmo eu recebia muitos comentários e hj caiu pacas, o povo passa, lê e não comenta mais, sei lá pq!

    bjossss

  2. Meninas, passo a admirá-las ainda mais por essa iniciativa tão sincera. Eu vinha percebendo algumas mudanças no blog e confesso que não gostei de ver que estava se tornando comercial demais. Entendo que é pelo bem das leitoras, pelos sorteios e tal, mas acessar o blog pra mim é um momento de relaxar e conversar com meninas ótimas da minha idade e comparar os gostos, ou seja entrar em contato com pessoas e não com marcas!

    Pôxa, as marcas já nos assediam de todas as formas e mesmo nos dez minutos de relax na hora do almoço em que vou ler o blog, estão lá também! Acho que é possível falar de consumo sem ser tão declaradamente propagandístico. Não curto promoção de salão de beleza, mas seria legal ver um profissional de estética comentando sobre novas técnicas, foco nas pessoas galera!
    Assessoras colaboradoras
    Assessoras de Comunicação de plantão, eu as entendo: onde houver público deverá haver posicionamento de marca do seu cliente, mas vai com calma, mulher! Seja sutil, sugira conteúdo relacionado ao produto e não a publicação do catálogo inteiro

    High society, não!

    Não gostei de ver também que as dicas estavam subindo de preço, confesso que tenho preconceito com um mundinho de luxo e exclusividade que para entrar vejo muita menina bitolando, se endividando e se frustrando. Consumo é pra ser acessível! Não gosto de menina- bonecas- de- porcelana, não curo mimimimi, mas dou o maior valor às pequenas felicidades trazidas pelas comprinhas (razoáveis).

    O mundo é maior

    O post que a Aline fez sobre o Canadá me fez ganhar a semana! Admiro a generosidade de compartilhar experiências pessoais, e para mim esse é o sentido de ler blogs. A Larissa também fez um super legal sobre uma viagem à Argentina.

    A gente gosta de vocês, das opiniões e conselhos de vocês, porque vocês são legais e se as marcas querem entrar pro nosso clube vão ter que ser tão legais e dexxxcoladas, como nós

    O Penteadeira é nosso!
    Vou agora responder a enquete, vamos lá meninas! A-ha, u-hu, o penteadeira é nosso!

  3. Meninas, leio o blog deste o início e o que eu sempre gostei foi o fato de sentir que vocês são “gente como a gente”. Talvez por conhecê-las, mas, mais ainda, por perceber que vocês vivem no mesmo mundo que eu.
    O que me incomoda em alguns blogs de beleza/moda/mulherzinha é a apresentação de produtos inatingíveis, roupas caríssimas. Vira algo artificial porque, tenho certeza, a maioria das leitoras não vive num mundo de glamour e sonho que as “blogueiras” tentam vender. Para ver isso, temos as novelas e seus núcleos “ricos”. E nisso eu não estou interessada quando leio um blog. Quero ver produtos de marcas “compráveis”, roupas de lojas que posso ir, eventos que posso frequentar, um mundo ao qual eu possa chegar. Adoro ver teste de produtos (são um serviço, eu acho), tutoriais (de cabelo, maquiagem) e opinião sobre lojas, restaurantes, filmes, livros.
    Sei que ver coisa “ryca” e glamourosa é legal, mas, quando se torna rotina de um blog, eu pelo menos não me interesso mais por ele! Bom, é isso. Espero ter ajudado com alguma coisa (nem que seja simplesmente com a opinião de uma leitora!). Beijos!

  4. 😀

    Meninas, não tenho um assunto favorito, gosto quando vocês escrevem coisas que cês gostam mesmo. Sobre aquela mais nova banda favorita, do seriado que a gente nem imagina como será nossa vida quando acabar a temporada, ou mesmo sobre aquela batom morto de lindo que a vocês encontraram na farmacia ao lado.

    Acho que o importante é falar com sinceridade.

    Não tenho nada contra os publis, só não gosto quando são muitos muitos.

    Adoro a abertura que nós, leitoras, temos pra falar nossas opiniões (a favor ou contra)

    beijooos

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