Ontem, depois de conferir a inauguração do Iguatemi e a abertura da nova loja da Loungerie, vi minhas energias renovadas ao chegar em casa: tinha uma sacola da Pardal recheadinha!
Pra quem não é do Ceará, a Pardal é uma marca de picolés e sorvetes supertradicional, nascida aqui mesmo e com uma história bonita de superação e conquistas. Uma moça chamada Joselma Oliveira, que morava na cidade de Currais Novos (vizinha da minha Acari, no Rio Grande do Norte!), fazia picolés caseiros para vender. Queria educar os filhos numa cidade grande e veio para Fortaleza. A produção, que começou com 30 picolés, em 1990, hoje produz 30 mil picolés por dia e se tornou superquerida pelos cearenses.
A Pardal tinha uma cara bem simples até uns anos atrás. Depois mudou a marca, as embalagens, mas nenhuma transformação foi tão grande quanto a proposta pela Abracadabra, consultora de design e branding que tem feito muito trabalho lindo por aqui.
O sabor, a qualidade e a tradição continuam os mesmos, mas a cara ficou incrível e ultracool. O processo de criação deve ter sido muito divertido: com os palitos de picolé, eles desenharam a fonte e os usaram como peças para criar pictogramas de stencil. Inspiração na arte urbana que se tornou arte urbana inspirada.
O vídeo da Abracadabra com a história da Pardal e a criação do novo visual está aqui:
Além de um isopor com vários picolés, recebi também as “telas” de stencil pra grafitar por aí e espalhar boas energias. Escolhi alguns pra completar uma parede amarela bonita da minha casa:
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