Olá, pessoas bonitas! Aqui é a Rafa novamente. Lembram que há algumas semanas escrevi aqui no Penteadeira contando sobre novos produtos de beleza que eu comecei a testar na minha pele complicada? Pois bem: prometi que também falaria para vocês de uma nova marca de beleza orgânica e vegana que eu tinha acabado de conhecer e que ainda estava testando, a CARE Natural Beauty. E finalmente esse dia chegou!
Demorei um pouquinho mais do que o esperado não só porque queria testar os produtos durante algum tempo, mas porque também queria trazer para vocês uma entrevista com uma das fundadoras da CARE, a Patricia Camargo (mas pode chamar de Paty). Abaixo, segue a entrevista com a Patrícia Camargo, uma das fundadoras da Care.
RAFA NUNES – Paty, como a Care nasceu? Qual foi a ideia por trás da marca?
PATY CAMARGO – A CARE Natural Beauty nasceu de uma necessidade minha e da Lu de promover mais equilíbrio nas formas de consumo e transformar vidas através de algo tão encantador como a beleza. Como advogada, sempre trabalhei em departamentos jurídicos de grandes multinacionais e sempre fui apaixonada por beleza, cosméticos e todo esse universo, e foi no comando da área jurídica e compliance de uma indústria cosmética que eu me vi completamente infeliz e em busca de um propósito. Eu vivi um momento muito contraditório, pois ao mesmo tempo que eu trabalhava em uma indústria que oferece e promete beleza eu me deparava com os malefícios da indústria cosmética convencional. Malefícios para o planeta, para natureza e especialmente para os seres humanos. Foi nesse momento que eu passei a repensar a minha forma de consumir beleza e me encantar cada vez mais pelo mercado de beleza natural, com ingredientes orgânicos, com uma cadeia 100% sustentável.
PC – Sozinha é muito difícil empreender no Brasil, são muitos os desafios. Rascunhei um plano de negócios e deixei ele guardado para algum momento no futuro. A Lu, (minha sócia, casada com um dos melhores amigos de infância do meu marido e que também estudou com ele no colégio) era sócia de uma produtora de eventos e desde sempre com vida frenética de muito trabalho e viagens e sem tempo para mais nada. Mãe da Valentina, em 2017, um daqueles sustos da vida, ela precisou passar por um processo de quimioterapia. Foi um período de reavaliação da vida como um todo, e ela sempre relata que precisava se apaixonar novamente pelo que fazia. A Lu, que sempre foi muito atenta à saúde, alimentação e atividade física, durante a quimioterapia passou a observar também o que passava na pele e valorizar os momentos de autocuidado “selfCARE” fundamentais para seguir em frente neste processo.
PC – Final de 2017, em um almoço, a “conspiração do bem” aconteceu, e a CARE nasceu. Em uma conversa despretensiosa sobre nossas infelicidades na carreira e busca por um propósito, começamos a conversar sobre o mundo da beleza natural, orgânica, sustentável e apresentei à Lu o rascunho do plano de negócio e as pesquisas feitas. Ela se encantou, topou o desafio e como que num passe de mágica ela sugeriu o nome CARE, totalmente relacionado com tudo o que nós duas acreditamos: CUIDAR. A CARE Natural Beauty nasce para cuidar das pessoas, da natureza, do planeta, da sua pele… Enfim, para transformar VIDAS através da beleza. Nascemos com os pilares sustentabilidade, performance & responsabilidade social.
RN – Por que vocês escolheram lançar uma linha orgânica, cruelty-free e vegana?
PC – Queremos com a CARE desmistificar que os produtos com ativos naturais e orgânicos são necessariamente artesanais, e não são. Tem muita pesquisa, estudo e tecnologia empregada, além de performance comprovada através de testes. São maquiagens e produtos de skincare que nutrem e cuidam profundamente da sua pele, enquanto você utiliza. Por que usar um batom ou um blush repleto de toxinas, derivados de petróleo, metais pesados se você pode usar um produto que cuida da sua pele e que em sua cadeia de produção não tem desperdício ou crueldade animal?
RN – Qual a principal diferença dos produtos de vocês comparados às outras marcas?
PC – O que Lu e eu sempre dizemos é que não vendemos maquiagem e cosméticos naturais, orgânicos e sustentáveis. Nós vendemos “Beleza com propósito, beleza que cuida”. Com a CARE, cuidamos não só da nossa cadeia de produção e embalagem para evitar impactos ao meio ambiente, como cuidamos da saúde das pessoas entregando um produto que só faz bem à saúde de quem utiliza. Além disso, com nossos projetos sociais, cuidamos de transformar vidas através da beleza. Nossas nécessaires são elaboradas com descarte da indústria têxtil pela ONG Orienta Vida, que capacita mulheres que estão saindo das mais diversas situações de vulnerabilidade (presidiárias, ex-presidiárias) e as reinsere na sociedade. Essas mulheres costuram e bordam nossas nécessaires CARE Items e 100% da venda é destinada a elas. Temos também uma parceria com o Liceu de Maquiagem para formação de jovens carentes maquiadores profissionais, um % do nosso faturamento anualmente será destinado para bolsa de estudos. Esta é a nossa forma de honrar o nosso nome CARE = CUIDAR.
♥
Acho que, depois de ler essa entrevista, vocês entenderam porque eu me apaixonei tanto por elas, né? E ainda digo mais: A CARE recentemente foi uma das 15 marcas de beleza ao redor do mundo selecionadas para participar do Sephora Stands Accelerate. O programa busca encontrar marcas de beleza promissoras e investir em seu crescimento.
Agora, a Paty e a Lu tão indo participar desse programa de aceleração e mentoria na Sephora na Califórnia. Uma empresa brasileira, do bem, comandada por mulheres, entre as maiores marcas de beleza de mundo! É ou não é pra gente morrer de orgulho?
Atualmente eu estou usando três produtos da marca: O batom Red Velvet, o Luminous Skin Drops na cor pérola e o Blush Radiant Pink. Logo mais escrevo um post contando detalhes, mas já posso adiantar: estou AMANDO todos!
- Roupa não é descartável: dicas para construir um armário mais pleno e consciente. - 3 de junho de 2019
- CARE Natural Beauty, beleza para quem se preocupa com benefícios que vão além - 15 de abril de 2019
- Eu sofro de “Efeito Sanfona”! Socorro! - 1 de abril de 2019