Degustação de pães e cervejas com Johannes Roos

0
1101

penteadeiraamarela_padeirao_johannes

Em evento promovido pela distribuidora Padeirão – de produtos de panificação -, estive ontem em uma degustação de pães e cervejas, no Espaço Chef. Ministrado pelo mestre em panificação Johannes Roos e participação do beer sommelier João Filho, que levou cervejas da 5 Elementos cervejaria, para harmonizar com os pães.

penteadeiraamarela_padeirao_joaofilho

O grupo de espectadores era formado por empresários e profissionais da panificação e imprensa. Para começar, Johannes, que é alemão, falou um pouco sobre sua formação, e desde esse momento eu fiquei impressionada. Porque existe faculdade de padeiro na Alemanha e ela tem duração de 3 ou 4 anos, dependendo da escolha do aluno, e depois disso são necessários 2 anos de experiência no mercado, para ter o diploma. Além disso, até alguns anos atrás, as pessoas só podiam ter padarias se tivessem esse diploma.

Além da formação obrigatória, Johannes tem ainda mestrado em panificação, trabalhou em diversos países e embarcado em navios, e teve seu próprio negócio por cerca de 13 anos. O cara sabe muito e nos deu uma verdadeira aula sobre pães. Para isso usou obras de arte, exemplificando momentos da história do pão, de artistas como Van Gogh e Jean-François Millet. Eu particularmente achei a aula incrível, muito conteúdo e de forma fácil, a didática de Johannes é impecável.

Agora vamos à parte divertida, a degustação.

E essas foram as cervejas que harmonizaram com os preparos. As duas com leve sabor cítrico, por causa de alguns ingredientes usados em seus preparos, mas com sabores e consistências bem diferentes.

O evento foi apenas uma apresentação do novo momento voltado também à panificação da loja Espaço Chef, que já é reconhecida por seus produtos e aulas de confeitaria.