“E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.”
(GÊNESIS 25; 29-34)
Como conta a história bíblica, ao voltar faminto de uma expedição ao campo, o caçador Esaú encontrou o irmão gêmeo Jacó fazendo uma sopa de lentilhas. O aroma inebriante que recendia do fogo aguçou seu apetite. O esperto Jacó tivera a premonição de que o irmão não ia resistir à tentação deliciosa. Deve ter escolhido os grãos mais bonitos e usado os melhores temperos, antes de submetê-los ao longo cozimento.
Então Esaú abriu mão do direito de primogênito por aquele singelo prato de lentilhas.
Quando Jacó, passando- se pelo irmão, enganou o pai velho e quase cego, obtendo a bênção especial que confirmou sua conquista, Esaú se enfureceu. Chegou a pensar em matar Jacó, que fugiu para o Norte distante. Trabalhou anos com um tio e só então voltou. Para seu alívio, Esaú o recebeu fraternalmente. Mas, selada a reconciliação, cada um seguiu o próprio caminho.
Abdicando o direito de primogênito, Esaú abriu mão do privilégio de suceder o pai como chefe da família e exercer autoridade patriarcal. Mas acabou tendo sorte, pois mais tarde se tornou um homem rico. A superstição afirma que isso aconteceu porque comeu o prato de lentilhas. Tem ascendência bíblica, portanto, o alimento mais frequente nas ceias do réveillon.
Em vários países do mundo, incluindo o Brasil, acredita-se que saborear lentilha no final do ano propicia dinheiro por 12 meses. As pessoas que dela se abstêm cometem erro imperdoável.
LENTILHAS SÃO MOEDAS…
A associação da lentilha com o dinheiro viria de seus grãos miúdos e achatados, que lembram uma pequena moeda. Para milhões de pessoas, consumi-los no réveillon equivale a fazer promissora aplicação financeira.
Mesmo para os indiferentes à superstição, o final do ano é boa ocasião para comer um alimento precioso. Planta anual, da família das leguminosas, da qual consumimos apenas as sementes, que apresentam cor marrom, verde ou vermelha, a lentilha se presta a inúmeras receitas. Seu sabor talvez evoque o do feijão. Harmoniza-se com ingredientes como a carne de porco, o toucinho, a linguiça e o “cotechino“, embutido de origem emiliana. Vai bem em sopas e cremes, purês e saladas (França), antepastose molhos de massas (Itália). Misturada com arroz e cebola frita, transforma-se em clássico da cozinha árabe.
RICA TAMBÉM NUTRICIONALMENTE…
Poderosamente nutritiva, a lentilha fornece 336 calorias a cada 100 gramas de grãos. Além disso, é rica em proteínas, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Possui elevada quantidade de fibras. Nutricionistas empenhados em reorganizar dietas desequilibradas aplaudem essa virtude. Em 100 gramas de grãos há quase um terço de fibras, 50% a mais do que necessitamos por dia. A Universidade de Saskatchewan, no Canadá, realizou uma pesquisa com voluntários de 19 a 38 anos e concluiu que o consumo regular de lentilha diminui o risco de câncer no intestino e ajuda a reduzir a taxa de colesterol do sangue.
NA ANTIGUIDADE…
Embora sem conhecimento científico, os povos antigos intuíam essas propriedades. Na Renascença, empregava-se a lentilha na recuperação dos doentes. O mesmo remédio era ministrado para controlar as pessoas de temperamento insuportável. Com a parte herbácea, faziam poções usadas como coagulante nas hemorragias rebeldes. O escritor latino Columella, que viveu no século 1º e deixou textos sobre agricultura, garantiu que os romanos curavam a tosse dos cavalos com uma pasta à base de farinha de lentilha.
Foi uma das primeiras plantas alimentícias cultivadas pelo homem. Sua descoberta ocorreu provavelmente na Ásia, talvez na Mesopotâmia, há 8 mil anos. Portanto entrou para nosso cardápio em tempos pré-históricos. Os egípcios e persas a apreciavam, mas ela só passou a ter maior importância quando chegou à Grécia e ao Egito. Atualmente, a Turquia e a Índia são os grandes produtores mundiais de lentilha. No Brasil, é cultivada principalmente nos estados do sul, porque sua cultura prefere os solos férteis das regiões frias. Ao mesmo tempo, suporta bem os períodos de seca.
Seu nome botânico é “Lens esculenta”, mas também a chamam de “Lens culinaris”, pela importância gastronômica. Como é vendida seca, necessita ficar de molho durante algum tempo.O fato de aumentar de volume durante o cozimento é outro sinal de prosperidade e crescimento.
DA ITÁLIA PARA A MINHA MESA
Todas essas riquezas das lentilhas que permeavam a antiguidade foram absorvidas pelos romanos na construção do seu grande império. Desta maneira, os italianos, descendentes diretos, preservam isto em sua cultura. Servir lentilhas na ceia de Réveillon é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A superstição da Itália foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.
Como descendente de italianos como o sobrenome (Modolo) não nega, na minha mesa de Réveillon não faltam lentilhas, e este ano não será diferente. Farei a tradicional sopa de lentilhas com linguiça calabresa e bacon. Como a receita tradicional receita da família!
SOPA DE LENTILHAS PARA O RÉVEILLON
Ingredientes
500g de lentilhas
200g de cebola
30g de alho picado
300g de linguiça calabresa
200g de bacon
1 l de caldo de carne
Modo de Preparo
Deixe de molho as lentilhas em água ou no caldo de carne por 24h. Corte o bacon em cubos, e a linguiça em rodelas frite-os bem e reserve. Na gordura residual refogue o alho e a cebola picada em cubinhos, coloque as lentilhas retorne o bacon e a linguiça cubra com o caldo de carne e deixe as lentilhas cozinharem até ficarem macias tomando cuidado para que não desmanchem.
DICA: se quiser que o caldo engrosse pegue uma concha de lentilhas e bata no liquidificador e volte para a sopa.
Hummmmm… que venha a prosperidade trazida pelas as lentilhas.
Beijos e até o nosso próximo encontro, já em 2018, com a gastronomia temperada com algumas especiarias e que tod@s tenham um ano próspero!
- Experimentamos a pizza gigante de 45cm e 8 sabores da Hot Box - 16 de março de 2018
- Modolo: 10 mulheres que me inspiram na cozinha - 8 de março de 2018
- Modolo: Glossário do chocolate – Tudo o que você precisa saber para a Páscoa! - 28 de fevereiro de 2018