Esta semana está bem especial pra galera aqui na Suécia: segunda foi o Dia Internacional do Café, e hoje, 4 de outubro, é comemorado o Kanelbulledagen, dia do rolinho de canela! A combinação do cafezinho com o kanelbulle (em inglês é cinnamon roll) é muito tradicional por aqui. E se você parar no meio do dia pra curtir essa duplinha ao lado de amigos, você acabou de fazer um fika.
O café é uma das bebidas mais amadas pelo sueco – talvez só perca pro leite, que eles tomam até na hora do almoço – e, ao contrário dos Estados Unidos, onde o café é grande e forte, e da Itália, que é forte e pequeno, por aqui ele é grande, forte e sem açúcar.
Ou seja, harmoniza perfeitamente com o rolinho de canela e com os outros doces típicos de fika, como o dammsugare (bolinho de chocolate coberto com marzipan), a chokladboll (bolinho de chocolate com casquinha de chocolate e coco) e o toscabulle (versão do rolinho de canela, mas com baunilha e amêndoas).
A seção de café no supermercado é imensa. Cada marca tem pelo menos três tipos de torra diferentes. Tem café orgânico, café todo produzido por mulheres, café que você compra direto do produtor, café em grão, em cápsula e instantâneo. Só não tem muito capuccino, e, quando tem, não é com chocolate, como muitos no Brasil.
Hoje eu já aproveitei pra comemorar a data e passei no café da Ikea (que é sueca!) e comprei o kit com 5 rolinhos. Um só custa 5 coroas, os 5 saem por 20. E toda hora tem uma fornada quentinha saindo, uma delícia! Vai um kanelbulle aí?
- Mama1nk: Tatue com uma mulher incrível em Fortaleza - 18 de julho de 2022
- Enxoval na Black Friday: o que comprar com desconto - 23 de novembro de 2021
- Mister Rogers, Daniel Tigre e Weezer: o mundo precisa de mais gentileza - 10 de novembro de 2021