Moda masculina: Os dândis em 2013

1
795

O dândi é uma figura clássica da literatura e tem um estilo incomparável! Eles eram jovens que cultivavam o extremo bom gosto e tinham apurado senso estético. Ficaram famosos no começo do século XIX, principalmente na Inglaterra, não por pertencerem, obrigatoriamente, à alta aristocracia, mas por se identificarem com esse estilo de vida, que, na época, prezava a arte e buscava um modelo perfeito de educação.

dândi 2

Suas vestimentas impecáveis influenciaram o modo de vestir de toda uma geração, apesar de serem tachados de excêntricos. O dândi mais famoso foi o escritor Oscar Wilde, que personificou a figura do seguidor desse movimento no livro O Retrato de Dorian Gray.

dândi 4

Outro famoso dândi da literatura é Jay Gatsby. Nos quadrinhos e no cinema, um bom exemplo desse estilo é o personagem Tony Stark. De língua afiada, o Homem de Ferro esbanja ótimas tiradas, gosto pela arte e ternos perfeitos.

dândi 3

Cenas dos filmes O Retrato de Dorian Gray, O Grande Gatsby e Homem de Ferro

♠ O retorno do dândi

Com a explosão de consumo masculino desde a chegada do “metrossexual” o vestuário do homem vem se sofisticando a cada temporada e agora é a vez do dandismo assumir as ruas e páginas de editoriais das grandes marcas. Nos dias de hoje, o estilo dândi de ser mistura peças clássicas com outras supermodernas.

dândi 6

♠ O estilo se caracteriza por peças de bom corte e tecidos nobres. Na vida real, o roqueiro Pete Doherty, os jornalistas Renato Machado e Jorge Pontual e o über blogueiro Kadu Dantas são adeptos do estilo.

Atualizados recentemente3

E, se você acha que para usar esse estilo é preciso ter muito dinheiro, você deve lembrar que os dândis surgiram exatamente fora da aristocracia. A maior prova disso são os Sapeurs, da sigla La SAPE : Société des Ambianceurs et des Personnes Elegantes, ou apenas Dândis do Congo.

dândi 7

Eles são homens que se vestem extremamente bem e circulam pelos bairros mais pobres do país africano. Ficaram famosos através do livro Gentlemen of Bacongo, de Daniela Tamigni.Para eles, o contexto é mais politico e as regras são quase religiosas (vale uma coluna especial só para eles).

dândi 8

Para se inspirar, vale assistir o clipe de Losing You, da ótima Solange, gravado com esses homens do Congo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hy9W_mrY_Vk [/youtube]

♠ Fazem parte desse universo: sapatos oxford, lenços de seda usados no bolso da camisa ou do paletó. Combinações, tecidos miúdos, tweed, blazes, suéteres, calças de tecido, trespassados, boa educação e interessse pela arte.

dândi 1

Pete Doherty é dândi

♠ No dicionário, o significado de dandismo é:

s.m. Pretensão à elegância, ao supremo bom-tom; janotismo.

♠ Uma frase que resume a essência:

“Eu sou um esteta e não um atleta e meu desejo é parambular no exctase”, Lygia Fagundes Telles.

Rapazes, desculpa se a coluna de hoje foi muito longa, mas espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida: diegojgregorio@gmail.com. No Instagram, eu sou @diegojgregorio

 ♠

 PenteadeiraAmarela-Assinatura-Diego-3

Diego Gregório
Últimos posts por Diego Gregório (exibir todos)

1 comentário

Deixe um comentário