Gastronomia: a vez dos pequenos

0
831

DSCF0305

Para comemorar o dia das crianças, não podia deixar de escrever sobre como a gastronomia já invadiu o universo infantil. Nos últimos anos, a valorização da figura do Chef de Cozinha fez com que os pequeninos também queiram estar na cozinha.  Hoje, já existem lojas de uniformes que trabalham com tamanhos infantis, utensílios lúdicos, cada vez mais coloridos, isso sem falar da diversão ao executar as receitas e, o melhor de tudo, experimentar e descobrir os sabores encantam as crianças.

Quando surgiu a idéia de escrever sobre a gastronomia para os baixinhos tratei logo de pesquisar locais onde acontecem oficinas de culinária no mês de outubro, acabei descobrindo como esse mercado anda aquecido. Conversando com alguns colegas sobre o assunto, cheguei ao Mundo das Cores Clube Infantil e Ateliê que tem oficinas todos os sábados, não só para o mês das crianças.

fazer

Funcionando desde julho, o Ateliê trouxe ao mercado de Fortaleza uma nova proposta, que já é tendência nos grandes centros urbanos do mundo: criar um espaço para oficinas de culinária bastante original e inovador, pois, tudo foi pensado nos pequenos que já adoram a cozinhar.

O espaço é comandado pela simpaticíssima Chef Germana Cartaxo, que já trabalha há dois anos com cursos para crianças. Ela apresenta uma cozinha divertida, onde as crianças aprendem colocando a mão na massa.  Entre os trabalhos, algumas preparações salgadas, mas a preferência, geralmente,  é pelos doces. A Chef também coloca como tema das aulas alimentos mais saudáveis, para incentivar o consumo entre a criançada e estimular hábitos alimentares que os acompanharão pela vida adulta.

DSCF0252

Nessa onda, eu fui acompanhar uma das oficinas que foi de biscoitos decorados.

A aula começa super divertida com a criançada lavando as mãos,  logo depois elas recebem a receitinha que irão executar. A ansiedade pra colocar a mão na massa é grande! A orientadora lê a receita com os pequenos e trabalha a noção de medidas e o reconhecimento dos ingredientes.

O mais interessante é a forma como Germana trabalha o ensino da gastronomia aliada com a pedagogia, tornando a receita lúdica e fazendo com que as crianças compreendam conceitos de medidas, sabores, texturas e principalmente  o de limpeza, organização e trabalho em equipe.

Nessa oficina tinha poucas crianças, mas o espaço comporta cerca de quinze.  Porém, como diz uma das pequenas: ” Tia Gê é bom pouca gente porque vai ter muitos biscoitos para comer no final”. Nada esperta!

ensinando

O melhor é que elas brincam e se divertem enquanto cozinham. Mas o que realmente encanta é o brilho no olhar quando os biscoitos ficaram prontos e a satisfação quando provaram o que fizeram. Em meio a confeitos, farinha, glacê e muita diversão os pequerruchos gourmets levam o que produziram orgulhosos para mostrar a seus pais.

criancas_cookies

As oficinas são divulgadas durante a semana na page do facebook e ou no site do clubinho .

Aproveitando que estamos falando de gastronomia para a garotada, o Mercadinho São Luís também está com uma programação especial para o mês de outubro. Nas lojas, serão montados espaços com mesas e cadeiras decorados especialmente para os pequenos, que receberão kits com livros de receitas, toucas e aventais.

Tudo isso para que eles possam aprender brincando. Além das receitas, serão realizadas atividades de recreação. O Mini Chef acontece de hoje até 10 de outubro. As inscrições devem ser feitas nos locais com os gerentes de atendimento e de acordo com a programação.

*07 de outubro – Segunda-feira* 14h30 – 17h – Loja Ponte Vieira

*08 de outubro – Terça-feira* 14h30 – 17h – Loja Benfica

*09 de outubro – Quarta-feira* 14h30 – 17h – Loja Oliveira Paiva

*10 de outubro – Quinta-feira* 14h30 – 17h – Loja Cocó

 

Espero que este post deixe o mês dos pequeninos ainda mais divertido! Até o próximo post.

PenteadeiraAmarela-Assinatura-Simples-bruno

 

 

Deixe um comentário