Ultra Violet: 4 dicas para usar a cor do ano 2018 da Pantone na decoração!

1
1889

penteadeira_amarela_pantone2018

Semana passada, a Pantone divulgou a cor do ano para 2018, Ultra Violet, um tom de violeta ou roxo inspirado no céu noturno e que, segundo a Pantone, remete a um crescimento espiritual.

Essa é uma cor que traz paz, ideal para ambientes meditativos e relacionados ao trabalho criativo. Logo que descobri qual seria a cor do ano para 2018 já comecei a imaginar como usá-la na decoração e vou dar aqui algumas dicas.

Projeto Nogueira Arquitetura. Foto César Marti.
Projeto Nogueira Arquitetura. Foto César Marti.

1. Usar em detalhes

Se você quiser trazer apenas um sopro de novidade para sua casa com a cor do ano, eu sugiro usá-la nos detalhes: acima, uma manta violeta deu destaque para a cama e trouxe uma cor para um quarto bem neutro. abaixo, de outro ângulo, dá pra ver que combinamos a manta com uma almofada na poltrona tom sobre tom.

Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.
Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.

Seguindo esse raciocínio, você pode utilizar o roxo numa peça decorativa, em toalhas de banho, jogo americano, uma reposteira de cortina, um abajur no quarto e por aí vai… Os detalhes fazem toda a diferença.

2. Utilizar no mobiliário solto

Se você gosta bastante dessa cor e está disposta a fazer um investimento maior, o roxo é um tom que dá toda uma vida a móveis soltos, tipo cadeiras numa mesa de jantar, uma poltrona na sala, cadeiras de varanda ou cozinha e até um sofá.

Se forem estofados, você nem precisa comprar algo novo, as lojas de tecido têm opções incríveis nessa cor e você pode apenas mandar trocar o estofado.

Cadeiras violeta numa mesa de jantar. Fonte: Pinterest.
Cadeiras violeta numa mesa de jantar. Fonte: Pinterest.

Outra vantagem de apenas mandar cobrir com um tecido novo é que, na hora que enjoar, troca-se o tecido. Meus tecidos preferidos nessa cor geralmente são os veludos e a camurça, mas existem milhares de opções no mercado.

Poltrona roxas na loja Candela. Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.
Poltrona roxas na loja Candela. Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.

3. Tirar partido da luminotécnica

Lavabo Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.
Lavabo Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.

Nesse lavabo, utilizamos de iluminação RGB embutida abaixo da bancada para criar um efeito supermoderno de cor e luz. O roxo é maravilhoso para criar uma atmosfera relaxante acima de banheiras, numa sala de massagem ou meditação, num quarto de bebê. Claro que essa iluminação deve ser apenas um detalhe, e não toda a iluminação do ambiente.

4. Como combinar o violeta 

Home Theater. Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.
Home Theater. Projeto Nogueira Arquitetura. Foto: César Marti.

Uma das cores fortes que fica mais bonita perto do roxo é o vermelho em suas várias gradações. O vermelho traz vida para o roxo e acende a cartela de cor do ambiente. Na foto acima está um home theater projeto nosso.

Utilizamos o roxo nas duas chaises e pontuamos vermelho ao longo do ambiente em almofadas, banco, murano e na estampa da poltrona. O restante do ambiente é neutro e segue uma cartela de cores mais escura para trazer uma atmosfera de cinema ao lar.

penteadeira_amarela_cordoano2018g

Outros tons vibrantes que ficam lindos próximos do roxo são: amarelo, laranja e verde. Nos neutros o cinza, branco e preto caem superbem, assim como os tons de bege e madeira natural.

E aí, gostaram das dicas? Alguém já está se animando para incluir o Ultra Violet na decoração? Beijos e até próxima semana!

Últimos posts por Natasha Nogueira (exibir todos)

1 comentário

Deixe um comentário