Plantas na quarentena: minha “terapia” em casa

0
2820

Nesse período de quarentena, nossa casa tem virado um refúgio, né? E, não sei vocês, mas a cada dia que passa, quero melhorar, torná-la ainda mais funcional, bonita e com a nossa cara. Minha casa é meu universo particular. Não tem superprodução, não é o Pinterest. Mas, mais do que nunca, é o meu lar, e onde eu tenho passado esses dias todos – com direito aos turbilhões de emoções.

Desde criança eu gosto de plantinhas. Minha alegria era voltar do supermercado com um vasinho de violeta – que, obviamente, era “assassinada” dias depois.  

Depois que casamos e viemos pro nosso cantinho, sempre senti a necessidade de ter “verde” em casa. Em agosto do ano passado, fizemos (eu, Igor e meu pai) esse jardim vertical que fica na minha micro área de serviço. Das nove plantinhas “instaladas”, seis sobrevivem até hoje e uma até ganhou casa nova. Agora na quarentena, comprei mais seis. Vou falar de cada uma – em dois posts, porque escrevo demais!

Samambaia

A Samambaia foi a privilegiada que conquistou um novo lar, saindo do jardim vertical e indo pra janela. Eu juro que eu tentei pesquisar o tipo dela, mas não consegui encontrar. Quem souber, me avisa! Ela mudou de lugar porque tava recebendo muito sol e aprendi que as bichinhas gostam de luz, mas não dos raios diretos. Hoje ela fica nesse suporte da @umnosdois, pertinho da janela.

Dicas de samambaias que eu aprendi com a maravilhosa Carol Costa, do Minhas Plantas, e outros canais:
– As samambaias precisam estar com a terra sempre úmida, mas não encharcada;
– As podas das folhas secas devem ser diretamente na base e só se o galho tiver TODO SECO. Cortar com tesoura!
– Elas gostam de substratos com nitrogênio.

Antes ela ficava na parte de cima do jardim, pegando muito sol. Algumas folhinhas acabaram queimando!

Só um parênteses: vocês sabiam que a Samambaia era sucesso nas casas dos anos 1980 e 1990? Inclusive, na casa da minha mãe tinha uma e eu achava linda. Elas “saíram de moda” e voltaram recentemente. Ainda bem!

Cacto Flor de Maio

Outro sobrevivente do meu jardim vertical, o Cacto Flor de Maio (Schlumbergera truncata) chegou aqui florido, liiiindo, as florzinhas caíram e ele segue firme e forte. Ao contrário do que muitos podem pensar, ele precisa de luminosidade, mas não de sol direto, e o solo precisa estar sempre úmido. E sim, ele é pendente, não tá morrendo, não! Suas flores surgem no inverno e eu tô doida pra ver como ele vai ficar.

Jiboia

Queridinha do Pinterest, a Jiboia é aquela planta pra quem quer jogar no nível fácil. Muito prática de cuidar, ela ainda é charmosa quando fica pendente. Só tem que ter um cuidado enorme com bichinhos e crianças, certo? Suas folhas são venenosas! No jardim vertical tenho duas.

Salvei da Lupita um pedacinho que ela arrancou e tentei fazer outro pezinho. Testei colocar na água para a raiz crescer e não é que funcionou? aproveitei o vidro de azeite para usar de vaso e, o que era só uma folhinha, agora são duas. Já, já transfiro para um vaso de verdade. Dizem que não é interessante elas passarem muito tempo só na água.

Clorofito

Outra plantinha prática de cuidar, a Clorofito, também chamada de planta-aranha e de gravatinha, é tipo capim: plantei e fim! Volumosa e com um desenho lindo nas folhas, ela dá um charme no jardim. Percebi que sua terra sempre fica mais úmida que as outras, então estou tendo mais cuidado na hora da rega. Aqui no vasinho tem dois pés, tá? É uma plantinha meia sombra (precisa de poucas horas de sol por dia), então dá pra ficar em apartamento tranquilamente!

Dicas gerais:

– As regas devem ser de acordo com o seu ambiente, clima, temperatura… Não tem regra! O jeito mais simples é enfiando o dedo na terra. Se ele sair sujo, não precisa de água. Se ficar limpo, pode regar!
– Folhas murchas significam excesso de água. Folhas secas, falta de água.
– Na hora de escolher uma plantinha pra sua casa, pesquise o tamanho dela ADULTA. Assim, não corre o risco de você comprar, literalmente, uma árvore.
– Se você não tem experiência com jardinagem, SEMPRE plante em vasos com furos. Quer usar um cachepô bonitão? Então faça o truque de deixar a planta no vaso basiquinho e coloque-o dentro do bonitão. Todas as plantas precisam escoar o excesso de água e os furinhos no fundo cumprem essa função.

Gostaram das minhas plantinhas? Em breve eu faço o segundo post! Comente, compartilhe e me corrija, caso perceba algum erro! <3

Larissa Viegas