Onde ir em Fortaleza

0
2520

Você sabia que nem todas as “penteadas” (colaboradoras do Penteadeira) somos de Fortaleza? Pois é, Alinne é de Natal e Laris de Brasília, só eu e Marília que somos nascidas em Fortaleza. Obviamente isso não diminui em nada nosso amor por essa cidade de sol – mesmo que por enquanto estejamos em dias de chuva hehe – e pensando nesse nosso amor pela cidade, fizemos esse textinho com algumas dicas de locais legais para passear, visitar, comer e comprar por aqui.

Eu, Laris e Marília demos dicas pessoais e dividimos em 3 tipos: Pontos Turísticos, Restaurantes e Feiras. Só pra começar, porque se vocês gostarem, a gente pode sempre trazer mais informações desse tipo aqui <3 Vale lembrar que você ainda pode usar as dicas para levar os amigos que vierem de fora para cá, ou se você estiver lendo isso e não for de Fortaleza, já tem o que colocar na sua lista do que fazer quando vier!

 

Pontos turísticos

Foi difícil reduzir a apenas três lugares, porque eu sou real apaixonada por Fortaleza e tem muuuuito lugar massa pra conhecer aqui, mas escolhi esses porque hoje foram os que me chamaram mais atenção hehe

 

Praia dos Crush

 

Pôr-do-sol na Praia dos Crush
Pôr-do-sol na Praia dos Crush

Conhecida pelos mais antigos como Praia do Lido, a Praia dos Crush faz parte da orla de Iracema, fica entre a Ponte metálica e o espigão que fica a estátua da Iracema Guerreira. O nome atual foi uma “cocriação” dos frequentadores de lá, que viam sempre seus crushs por ali. O que mais gosto de lá é a possibilidade de ficar só na areia, sem precisar consumir nada em barracas; além das águas muuuito mais calmas do que as da Praia do Futuro. A beleza do pôr-do-sol na ponte é um espetáculo à parte, então vale a pena fazer a visita perto da hora do sol se pôr, para aproveitar tudinho!

 

Theatro José de Alencar

Foto: Felipe Abud
Foto: Felipe Abud

O Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910 e desde 1964 é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – como Patrimônio Artístico Nacional. Sua primeira fachada pode parecer sem muita graça, mas é depois dela que a gente se surpreende, uma estrutura de ferro típica da época de sua inauguração (mais ou menos no estilo da do Mercado dos Pinhões e outros locais contemporâneos deles), os vitrais coloridos e toda a estrutura belíssima que formam o TJA já são metade da experiência do lugar. É tão lindo, que indico ir só pra conhecer a estrutura sim, mas também é cheio de programações, muitas até gratuitas, que valem não só pelo lugar, mas também para ajudar a cena artística local.

 

Cineteatro São Luiz

27033532918_274a40c3eb_z

Inaugurado em 26 de março de 1958 – completando este ano seus 61 anos – o Cineteatro São Luiz representa um marco histórico para sociedade Fortalezense. Sua arquitetura extremamente pomposa e cheia de detalhes lindos e muito chiques remonta ao ano 1938, quando começou sua construção.

Situado na Praça do Ferreira, no coração do centro histórico de Fortaleza, é um bom começo para visitar mais lugares do nosso centro. Hoje conta com diversas programações, entre filmes, shows musicais, teatro, dança e circo.

 

Restaurantes

Existem três lugares em Fortaleza que a visita é indispensável, sendo turista ou não:

 

El Chancho 

penteadeiraamarela_fortaleza_elchanco

A hamburgueria que nasceu como foodtruck hoje conta com duas lojas fixas na cidade: uma na r. Leonardo Mota, 1477 (esquina com r. Eduardo Garcia) e outra na av. Abolição, 2951. Na verdade, tudo começou com o pulled pork, sanduíche carro-chefe feito com carne de porco desfiada e molho barbecue, acompanhado de uma deliciosa salada. É uma boa pedida até hoje! O cardápio cresceu, e ganhou sucessos com sanduíches de carne bovina e até vegetariano, como o de faláfel. Os chopps artesanais e bebidas sem álcool, como o ginger ale, são sucesso!

 

Tortelê 

penteadeiraamarela_fortaleza_tortele

Depois de uma boa refeição, sempre vem a vontade de comer um docinho, né? Aí é só passar na Tortelê, uma das docerias mais tradicionais da cidade e com os produtos mais saborosos – com gosto de casa de vó e se frescura, sabe? A Mil Folhas de morango, por exemplo, é uma das mais famosas. Aí vai do gosto do freguês: tem capuchino quentinho, bolos fofinhos e sempre uma novidade na vitrine. Ama chocolate? Não deixe de provar torta trufada de chocolate! Para quem é fã de salgado, não deixe de provar as coxinhas (de frango  e de caranguejo!).

 

Culinária da Van 

penteadeiraamarela_fortaleza_culinariadavan

E se você procura um local pra comer comidas regionais, a dica é a Culinária da Van. Localizada em um dos bairros mais antigos da cidade, o Benfica, o restaurante é aberto para almoço e jantar e serve pratos típicos com um toque a mais assinados pela premiada chef Vândila Régia. O “Amor que chora” tem como atração principal o vatapá, é servido nesse prato diferentão e é de comer rezando. Mas se você quiser ficar só nos petiscos, não deixe de pedir o bolinho de feijoada, os dadinhos de tapioca e o camarão supercrocante. Dica extra: peça um bolinho de arraia pra viagem e não se arrependerás!

 

Feiras

Fortaleza é uma cidade cheia de feiras interessantes e diferentes. Além das que acontecem geralmente nos shoppings (você pode sempre consultar as redes sociais dos shoppings daqui para saber o que está acontecendo neles), alguns eventos acontecem periodicamente e não são parada certa dos turistas, mas deveriam ser!

 

Feira Auê

Realizada na Praça das Flores, a Auê é um local divertido e acolhedor para pessoas de todas as idades e gostos. Há sempre música, espaços com toalhas de piquenique e almofadas, dança, carrinhos com as mais variadas comidas como pastel, sushi, comida coreana, sorvete, crepe, coxinha, tortas doces e muito mais <3 Além disso, marcas locais vendem roupas, sapatos, artigos de decoração, tudo produzido aqui!

 

Mercado dos Pinhões

Foto: Governo do Estado
Foto: Governo do Estado

Equipamento histórico, o Mercado dos Pinhões é famoso pelos festas de carnaval, mas também abriga feiras como a Feira Afins de Vinil, que reúne apaixonados pela música para vender e trocar vinis.

 

Dragão do Mar

Foto: Portal Interative
Foto: Portal Interative

O Fuxico no Dragão é uma feira que acontece sempre em frente ao cinema do Dragão e abriga marcas de economia coletiva e artistas locais, como ilustradores, onde é possível comprar muitos “achadinhos” interessantes. O local em si já é bastante conhecido pelos turistas, mas a Feira vale ser visitada em todas as épocas do ano.

Deixe um comentário