Você sabia que nem todas as “penteadas” (colaboradoras do Penteadeira) somos de Fortaleza? Pois é, Alinne é de Natal e Laris de Brasília, só eu e Marília que somos nascidas em Fortaleza. Obviamente isso não diminui em nada nosso amor por essa cidade de sol – mesmo que por enquanto estejamos em dias de chuva hehe – e pensando nesse nosso amor pela cidade, fizemos esse textinho com algumas dicas de locais legais para passear, visitar, comer e comprar por aqui.
Eu, Laris e Marília demos dicas pessoais e dividimos em 3 tipos: Pontos Turísticos, Restaurantes e Feiras. Só pra começar, porque se vocês gostarem, a gente pode sempre trazer mais informações desse tipo aqui <3 Vale lembrar que você ainda pode usar as dicas para levar os amigos que vierem de fora para cá, ou se você estiver lendo isso e não for de Fortaleza, já tem o que colocar na sua lista do que fazer quando vier!
Pontos turísticos
Foi difícil reduzir a apenas três lugares, porque eu sou real apaixonada por Fortaleza e tem muuuuito lugar massa pra conhecer aqui, mas escolhi esses porque hoje foram os que me chamaram mais atenção hehe
Praia dos Crush
Conhecida pelos mais antigos como Praia do Lido, a Praia dos Crush faz parte da orla de Iracema, fica entre a Ponte metálica e o espigão que fica a estátua da Iracema Guerreira. O nome atual foi uma “cocriação” dos frequentadores de lá, que viam sempre seus crushs por ali. O que mais gosto de lá é a possibilidade de ficar só na areia, sem precisar consumir nada em barracas; além das águas muuuito mais calmas do que as da Praia do Futuro. A beleza do pôr-do-sol na ponte é um espetáculo à parte, então vale a pena fazer a visita perto da hora do sol se pôr, para aproveitar tudinho!
Theatro José de Alencar
O Theatro José de Alencar foi inaugurado em 1910 e desde 1964 é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – como Patrimônio Artístico Nacional. Sua primeira fachada pode parecer sem muita graça, mas é depois dela que a gente se surpreende, uma estrutura de ferro típica da época de sua inauguração (mais ou menos no estilo da do Mercado dos Pinhões e outros locais contemporâneos deles), os vitrais coloridos e toda a estrutura belíssima que formam o TJA já são metade da experiência do lugar. É tão lindo, que indico ir só pra conhecer a estrutura sim, mas também é cheio de programações, muitas até gratuitas, que valem não só pelo lugar, mas também para ajudar a cena artística local.
Cineteatro São Luiz
Inaugurado em 26 de março de 1958 – completando este ano seus 61 anos – o Cineteatro São Luiz representa um marco histórico para sociedade Fortalezense. Sua arquitetura extremamente pomposa e cheia de detalhes lindos e muito chiques remonta ao ano 1938, quando começou sua construção.
Situado na Praça do Ferreira, no coração do centro histórico de Fortaleza, é um bom começo para visitar mais lugares do nosso centro. Hoje conta com diversas programações, entre filmes, shows musicais, teatro, dança e circo.
Restaurantes
Existem três lugares em Fortaleza que a visita é indispensável, sendo turista ou não:
A hamburgueria que nasceu como foodtruck hoje conta com duas lojas fixas na cidade: uma na r. Leonardo Mota, 1477 (esquina com r. Eduardo Garcia) e outra na av. Abolição, 2951. Na verdade, tudo começou com o pulled pork, sanduíche carro-chefe feito com carne de porco desfiada e molho barbecue, acompanhado de uma deliciosa salada. É uma boa pedida até hoje! O cardápio cresceu, e ganhou sucessos com sanduíches de carne bovina e até vegetariano, como o de faláfel. Os chopps artesanais e bebidas sem álcool, como o ginger ale, são sucesso!
Depois de uma boa refeição, sempre vem a vontade de comer um docinho, né? Aí é só passar na Tortelê, uma das docerias mais tradicionais da cidade e com os produtos mais saborosos – com gosto de casa de vó e se frescura, sabe? A Mil Folhas de morango, por exemplo, é uma das mais famosas. Aí vai do gosto do freguês: tem capuchino quentinho, bolos fofinhos e sempre uma novidade na vitrine. Ama chocolate? Não deixe de provar torta trufada de chocolate! Para quem é fã de salgado, não deixe de provar as coxinhas (de frango e de caranguejo!).
E se você procura um local pra comer comidas regionais, a dica é a Culinária da Van. Localizada em um dos bairros mais antigos da cidade, o Benfica, o restaurante é aberto para almoço e jantar e serve pratos típicos com um toque a mais assinados pela premiada chef Vândila Régia. O “Amor que chora” tem como atração principal o vatapá, é servido nesse prato diferentão e é de comer rezando. Mas se você quiser ficar só nos petiscos, não deixe de pedir o bolinho de feijoada, os dadinhos de tapioca e o camarão supercrocante. Dica extra: peça um bolinho de arraia pra viagem e não se arrependerás!
Feiras
Fortaleza é uma cidade cheia de feiras interessantes e diferentes. Além das que acontecem geralmente nos shoppings (você pode sempre consultar as redes sociais dos shoppings daqui para saber o que está acontecendo neles), alguns eventos acontecem periodicamente e não são parada certa dos turistas, mas deveriam ser!
Feira Auê
Realizada na Praça das Flores, a Auê é um local divertido e acolhedor para pessoas de todas as idades e gostos. Há sempre música, espaços com toalhas de piquenique e almofadas, dança, carrinhos com as mais variadas comidas como pastel, sushi, comida coreana, sorvete, crepe, coxinha, tortas doces e muito mais <3 Além disso, marcas locais vendem roupas, sapatos, artigos de decoração, tudo produzido aqui!
Mercado dos Pinhões
Equipamento histórico, o Mercado dos Pinhões é famoso pelos festas de carnaval, mas também abriga feiras como a Feira Afins de Vinil, que reúne apaixonados pela música para vender e trocar vinis.
Dragão do Mar
O Fuxico no Dragão é uma feira que acontece sempre em frente ao cinema do Dragão e abriga marcas de economia coletiva e artistas locais, como ilustradores, onde é possível comprar muitos “achadinhos” interessantes. O local em si já é bastante conhecido pelos turistas, mas a Feira vale ser visitada em todas as épocas do ano.
- Sorvete e algodão doce na Sonhos di Gelato - 5 de julho de 2019
- O Boticário traz novas bases, que combinam com a pele da brasileira - 27 de junho de 2019
- Provei todos os batons da Coleção do Amor Natura Faces - 21 de junho de 2019